Ícone fitness Solange Frazão, dá um show como empreendedora. Ainda nos tempos de garota, no Parque Continental, bairro da capital paulista, aos 13 anos com a ajuda do pai, que colocou uma barra de ferro com espelho e uma vitrola no fundo de quintal, começou a ganhar o primeiro dinheiro dando aulas de ballet para as amigas do colégio. “Tive uma infância simples, meus pais trabalhavam muito para manter a casa em ordem. Com as minhas aulas de ballet dava para custear a mensalidade do Clube Parque Continental, uma espécie de complexo esportivo que era próximo de casa e que eu adorava ir para praticar esportes”, comenta Solange.
Aos 16 anos sofreu a primeira grande tristeza, quando os pais decidiram optar pelo divórcio, porém considera o período uma forma acelerada de amadurecimento, pois teve que assumir as funções da casa dando total auxilio para a irmã mais nova. Nessa fase também surgiu o primeiro grande desafio. “Um dos momentos que mais me marcou e foi o start da carreira que surgiu dentro de uma necessidade, foi quando meu pai me chamou para conversar após o divórcio com a minha mãe, e nesse papo, ele muito triste me disse que estava com uma dívida muito alta, e que teria que vender o carro, pois o valor era algo em torno de 20 mil reais. Eu disse a ele que iria conseguir esse dinheiro, que eu iria ajudar ele a passar por isso, e que não vendesse o carro”, relembra Solange.
O INÍCIO DA CARREIRA ARTÍSTICA
Com determinação e coragem para cumprir o que prometeu ao pai, Solange resolveu encarar a única alternativa que tinha no momento, e se inscreveu no concurso de Miss Beleza Colégio, que a princípio não iria ter valor algum como prêmio, porém se vencesse abriria portas para concursos maiores. E foi o que aconteceu. Após a conquista foi concorrer ao Miss Olimpíadas, que além de ser uma disputa que priorizasse a estética, também recomendava que as participantes fossem envolvidas em práticas esportivas, algo que nunca foi uma dificuldade para Solange, que após concluir o colégio migrou para a graduação de Educação Física.
“Venci mais uma vez. E enfim se abriu a porta para um concurso remunerado, o Miss Zona Sul, que após conquistar o primeiro lugar, pude levar o prêmio de R$ 1.500,00 para o meu pai, porém ainda estava bem longe de ser o que precisávamos, mas pude ir mais adiante, ganhei o Miss São José dos Campos, por que tínhamos parentes que moravam na cidade. E aí foi um passo para o Miss São Paulo, que tinha um prêmio muito atrativo, que era um automóvel Voyage, joias e o valor de R$ 25.000,00. Ganhei o concurso, e entreguei o prêmio inteiro para o meu pai. Até hoje ele se emociona lembrando dessa história”, recorda com carinho Solange.
SURGIMENTO NA TELEVISÃO
Como tudo se encaminhava de forma natural e muito além das perspectivas de Solange Frazão, a chegada na televisão não foi diferente. “ Depois de um tempo trabalhando em academias, fui convidada para trabalhar na Bio Ritmo, e entre os meus alunos estavam o cantor Leonardo e a irmã dele a Mariana, e por isso a imprensa aparecia nas aulas sempre para tirar fotos. Um dia apareceu na academia o Sergio D’antino, advogado e empresário artístico, e ele me disse: “você precisa ir para a televisão, te vejo fazendo parte desse universo”. E ele cumpriu o que disse, e me levou ao programa da Hebe Camargo, com o status de a personal trainer mais bonita do Brasil. E a Hebe me tratou de um jeito incrível, me levantou e deu a importância para o meu trabalho, e depois daquele dia minha carreira nunca mais foi a mesma, ela foi a minha madrinha”.
DE ÍCONE FITNESS A SELO EM PRODUTOS SAUDÁVEIS – O LADO “E” DE EMPREENDEDORISMO
Muito além da personal trainer, Solange Frazão se tornou uma marca de saudabilidade dentro do segmento de alimentação e esportes. Atenta as oportunidades, já licenciou mais de 80 produtos em parceria com grandes empresas. Consegue conciliar a agenda com convites para palestras nas grandes do setor, como Quaker, Nestlé, Sadia, entre outros.
Possui parceria de conteúdo via sms com as operadoras de telefonia móvel. Fundou a Forever Young, marca voltada para o segmento de beleza. No campo virtual, Solange faz parte de um projeto que ainda está em fase de estruturação, uma espécie de “Uber entre os personais”, que por um valor acessível o público vai poder interagir com profissionais de todo o país via aplicativo. “Ainda estamos fechando as tratativas, mas em breve o mercado vai saber”, explica Solange.
Mesmo com a agenda cheia e com novas possibilidades para o futuro, Solange ainda consegue tempo para exercer a função de personal trainer no projeto “Aula Show com Solange Frazão”, que tem entre os clientes grandes companhias como Petrobras, Caixa Econômica, Powerade, entre outros.