De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança de Serviços apresentou alta de 0,9 ponto de setembro para outubro e atingiu 88,3 pontos, em uma escala de zero a 200.
Para o consultor da FGV Silvio Sales, isso se deve à proximidade da definição do cenário político (a pesquisa foi feita antes do resultado eleitoral), atuando na redução da incerteza no âmbito das empresas e também dos consumidores.
Apesar disso, como o indicador ainda está abaixo dos 90 pontos, isso mostra que um contexto de moderado pessimismo.
O avanço foi observado em seis das 13 principais atividades de serviços pesquisadas. O Índice da Situação Atual, que mede a confiança do empresariado em relação ao presente, subiu 0,8 ponto em outubro, para 85,9 pontos.
Já o Índice de Expectativas, que analisa o otimismo em relação ao futuro, avançou 1,1 ponto em outubro, para 91,1 pontos.
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada do setor de Serviços subiu 0,3 ponto percentual (p.p.) em outubro, indo para 82,2%.