Quem nunca pensou em estudar fora do país, ainda mais em um lugar que tenha uma língua co-irmã do nosso idioma falado no Brasil, como Portugal?
Ter uma experiência no exterior, seja por trabalhar ou estudar, é sempre muito valorizado em qualquer currículo e ainda há muitas vantagens em trabalhar fora como receber em dólar ou euro.
Veja algumas dicas
ENEM
Muitas universidades de Portugal aceitam o Enem brasileiro como forma de ingresso. Facilita muito, pois não é necessário ir ao país para prestar exames.
MENSALIDADE
Em Portugal, mesmo as universidades públicas são pagas. Porém o valor é facilitado para os locais e também para estrangeiros. Varia de instituição para instituição, mas custa em média de $ 1500 a $ 3000 euros por ano.
CURSOS INTEGRADOS
O Tratado de Bolonha permite que desde o 1º ciclo de estudos, licenciatura e metrado sejam integrados à graduação. As vantagens desse programa é que seja possível tornar-se graduado e mestre de forma mais rápida.
OUTRAS LÍNGUAS
As universidades do país possuem um extenso e completo pacote de idiomas que vão desde o inglês ao mandarim.
TRADIÇÃO E QUALIDADE
Portugal é conhecida por oferecer um ensino superior de altíssima qualidade, não é à toa entre as 500 melhores do mundo, estão 7 portuguesas.
CUSTO DE VIDA
Nesses países, a subsistência é garantida a qualquer um, portanto, viver torna-se muito mais barato. É possível alugar um imóvel na capital, Lisboa, por menos de 500 Euros, já em cidades menores em média o aluguel pode custar $ 200 euros.
INTERCÂMBIO NA EUROPA
Como há livre circulação entre os países da União Europeia, estudar em Portugal abre não só as portas no país, mas em todo o continente.