Conhecer, consumir e se encantar por produtos do nosso estado. Assim nasceu a campanha ‘Eu Escolho Mato Grosso’, um movimento de adesão espontânea de empresários e toda a sociedade apaixonados por nossa terra.
A nova campanha institucional da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) quer reforçar a escolha pelo consumo da produção local. E essa é uma decisão que faz toda a diferença.
“Preferir pelos produtos e serviços aqui de Mato Groso também é gerar novos empregos, manter os já existentes, aquecer a economia e valorizar a nossa gente. Temos produtos fantásticos produzidos aqui e, até por uma questão de hábitos de consumo, muitas vezes deixamos de comprar algo da nossa terra. Sempre que possível, escolha a produção da nossa gente”, sugere o presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira.
A iniciativa também é uma alternativa encontrada para manter a saúde das micro, pequenas e médias empresas que estão economicamente frágeis neste período de pandemia.
A indústria mato-grossense é diversificada. O setor alimentício, por exemplo, responsável por boa parte do processamento da produção agropecuária do estado, emprega cerca de 50 mil funcionários, em mais de 100 cidades. Somente na indústria de arroz trabalham cerca de mil pessoas em aproximadamente 60 estabelecimentos.
“Temos uma produção estimada em 400 mil toneladas, quase a totalidade é industrializada no estado. O arroz de Mato Grosso é o melhor do Brasil: laudos toxicológicos atestam que o cereal produzido em nossa terra tem baixíssima capacidade de absorção de agrotóxico”, pontua Rodrigo Mendonça, presidente do Sindicato das Indústrias de Arroz de Mato Grosso (Sindarroz-MT).
Para Mendonça, que há 18 anos produz o arroz Tio Miro em Mato Grosso, a campanha da Fiemt é muito importante para incentivar a cultura de valorização de produtos locais. Segundo o empresário, quando se tem um consumo interno forte, é possível manter a geração de uma cadeia de riquezas.
“Em momentos de incerteza é essencial que o consumidor seja fiel às marcas mato-grossenses. Além disso, essa iniciativa ajuda a criar uma cultura de valorização da produção local para as novas gerações, mantém e abre novos postos de trabalho além de distribuir renda para os diversos participantes da economia, como pequenos produtores e o comércio”, finaliza.
O Sindarroz está mobilizando as indústrias associadas para aderir à iniciativa “Eu Escolho Mato Grosso. Apesar da campanha ter origem na federação que representa o setor industrial, a proposta é que seja formada uma grande rede de apoio com a adesão de representantes de todos os setores produtivos, comércio e prestadores de serviços.
Assista ao filme da campanha publicitária que está sendo veiculada em mídias online e offline do estado.
Selo – A Fiemt está disponibilizando às empresas que quiserem aderir à campanha um selo personalizado para ser impresso ou colado nas embalagens dos produtos. A imagem consiste na ilustração do mapa de Mato Grosso estilizada como um código de barras. A intenção é facilitar ao consumidor a identificação da origem do produto.
O site Mato Grosso Econômico, genuinamente mato-grossense, também é parceiro dessa iniciativa.