Na tentativa de frear a proliferação da covid 19 e suas variantes, o governo de Mato Grosso atualizou as medidas restritivas à população e estabelecimentos comerciais. Entre elas, está proibido pelos próximos 15 dias do consumo de bebida alcoólica nos locais de venda, ainda que dentro dos horários permitidos para funcionamento.
A medida ainda não é tão restritiva assim, pois a venda de bebidas alcoólicas ainda está liberada. Muitas pessoas compram esse tipo de produto para consumirem nas casas, entre familiares e amigos. Vale ressaltar que este formato de aglomeração em locais privados é a mais difícil de conter e também, a mais nociva para a proliferação da pandemia. Para minimizar isso, depende muito da conscientização das pessoas.
Seria razoável, o governo estudar a proibição tanto do consumo, como da venda de bebidas alcoólicas no Estado, por um tempo determinado, visando minimizar as festas particulares. Por outro lado, a arrecadação de ICMS de bebida alcoólica em Mato Grosso é gigantesca e provavelmente o governo não quer perder essa arrecadação tributária, segundo opinião do MT Econômico.
Leia mais: Governo de MT vai endurecer medidas e multas para quem provocar aglomerações