O deputado estadual Dr. Gimenez (PV) apresentou na sessão parlamentar desta terça-feira (29), o Projeto de lei 586/2021 que institui, em Mato Grosso, o Banco de Empregos para pessoas que perderam a família para a covid-19.
Segundo o parlamentar, a proposta visa contribuir no enfrentamento da pandemia e com as famílias desamparadas com a perda de pai, mãe ou parente que exercia o papel de provedor do lar.
Em Mato Grosso foram registrados até 28/6, 440 mil casos de covid-19 e 11,9 mil óbitos decorrentes do vírus.
“Além do forte impacto emocional, esses cidadãos tiveram uma perda econômica muito grande, já que tiveram a sua renda drasticamente diminuída. Com o fechamento de postos de trabalho neste período, está sendo difícil principalmente para os mais jovens conseguirem emprego”, disse o parlamentar.
De acordo com a proposição, caberá preferencialmente à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania o poder de criação dos meios necessários à implementação do Banco de Empregos, que poderá ser feito por meio de cooperação com empresas, universidades públicas e/ou privadas e entidades da sociedade civil.
Entre os critérios para identificação dos beneficiários estão: comprovar o falecimento do familiar que exercia o papel de sustento da família por Covid-19; declaração de que não há outro ente familiar que possua renda suficiente para suprir as necessidades básicas do núcleo familiar; declaração de vulnerabilidade social.
“Também precisamos que o Estado crie campanhas institucionais para divulgar a existência e a finalidade do Banco de Empregos, de modo a estimular a reinserção dessas pessoas no mercado de trabalho. É importante destacar que a medida irá beneficiar a população de todas as regiões do estado”, pontua Dr. Gimenez.