Mato Grosso estará presente mais uma vez na 45ª Feira Internacional de Santa Cruz de La Sierra (Expocruz), que ocorre de 17 a 26 de setembro deste ano, no pavilhão oficial do Brasil, na cidade boliviana.
Esta é a sétima participação de Mato Grosso no evento internacional. Em 2020, a exposição foi suspensa devido à pandemia da covid-19. No ano anterior, a feira contou com a presença de 23 países, movimentando cerca de 100 milhões de dólares.
Neste mês, Mato Grosso participou da 21ª CIFIT (feira multissetorial), na China, conforme noticiado pelo Mato Grosso Econômico.
No estande mato-grossense serão divulgadas as potencialidades econômicas e turísticas de Mato Grosso com o objetivo de atrair novos investimentos e negócios, bem como intensificar o intercâmbio comercial e cultural com os países que compõem a América do Sul.
No espaço, os participantes da feira vão conhecer mais de perto as ações empreendidas pelas Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec/MT), Secretaria Adjunta de Turismo (Seadtur/MT) e Secretaria de Cultura, Esporte Lazer de Mato Grosso (Secel/MT).
A Sedec, por exemplo, apresentará na exposição o programa “Pensando Grande Para os Pequenos”, que tem como objetivo estimular e oportunizar a maior participação dos micros e pequenos negócios na formação do Produto Interno Bruto (PIB), na geração de renda e emprego de Mato Grosso, com efeito prático nas finanças públicas.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, a participação nesse tipo de evento é importante porque confere oportunidade para ampliar as relações com o comércio externo e prospectar novos negócios. “Eventos dessa natureza fazem parte da ação estratégica de internacionalização do governo de Mato Grosso. Essa é uma maneira de efetivar a integração com os países vizinhos para viabilizar políticas sociais, econômicas, culturais e ambientais que promovam o desenvolvimento para todos”, frisa.
Leia também: Mato Grosso participa de feira multissetorial na China