A I Missão Técnica Benchmarking em Gestão da Inovação, que será realizada entre os dias 8 e 11 de março, em São Paulo reunirá as seis empresas vencedoras do ‘I Prêmio Inova Mato Grosso’, realizado no mês de dezembro, em reconhecimento às empresas que empregaram esforços na aplicação e gestão da inovação no ano de 2021.
O prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e conta com a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), do Parque Tecnológico Mato Grosso e da Federação das Indústrias do Estado Mato Grosso (Fiemt), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
A Missão Benchmarking é uma das premiações oferecidas pelo ‘Inova MT’, com o objetivo de promover o intercâmbio das empresas mato-grossenses com diferentes realidades do ramo empresarial. Foram vencedoras do prêmio as empresas: Luana Distribuidora de Confecções, Jong Kombucha, Donafresca Pescados, Agristore – Agronegócios Inteligentes, Vogel Engenharia e Consultoria e Papel Nobre Materiais para Escritórios.
A meta é possibilitar a troca de experiência entre as empresas, que terão como ponto de partida a análise sobre diferentes inovações aplicadas para a solução de desafios diários. Além de expandir a visão empresarial agregando valor às atividades, as empresas mato-grossenses também serão estimuladas a perceberem os desafios enfrentados por outras empresas, que resistiram às intempéries do mercado e hoje se tornaram referência em suas áreas.
Cada uma das seis empresas enviará um representante, que durante três dias, terá a missão de cumprir uma série de visitas a estabelecimentos de diferentes ramos da tecnologia instalados em São Paulo. A missão será conduzida por representantes da Seciteci e do Parque Tecnológico Mato Grosso. A pasta também fará o custeio de todas as despesas referentes a transporte, hospedagem e alimentação dos participantes.
CONGRESSO – Em paralelo, as empresas também participarão do 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento será nos dias 9 e 10 de março, no World Trade Center, em São Paulo, e reunirá as maiores tendências da inovação no Brasil e no mundo. A participação das empresas é uma cortesia da Fiemt, co-parceira do ‘Prêmio Inova MT’.
Leia também: Lei 11.607 vai incentivar e promover economia criativa em MT
A superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, Lectícia Figueiredo, destaca que estão orgulhosos dos resultados que começaram a colher, após a realização do Prêmio Inova. “Criamos a premiação exatamente em reconhecimento aos esforços dessas empresas, e como forma de estimulá-las para o enfrentamento dos desafios, que poderão ser superados com a inclusão de tecnologia e inovação. E não estamos falando em soluções mirabolantes não. A possibilidade de uma simples troca de experiência entre duas empresas pode trazer soluções simples e inovadoras para dificuldades até então consideradas complexas. Vamos aguçar o raciocínio empreendedor das empresas para que elas possam desenvolver tecnologia e perceberem que a inovação está mais presentes no nosso dia a dia, do que elas podem imaginar”, defendeu.
MAIS PRÊMIOS – Também serão investidos pela Fapemat R$ 360 mil na contratação de seis pesquisadores com experiência nas áreas de pesquisa e inovação, para atuarem durante 12 meses no desenvolvimento de projetos inovadores dentro das empresas do Inova. Além de promover o desenvolvimento científico e agregar competitividade às empresas, os projetos deverão ter aplicabilidade comercial.
A primeira edição do ‘Prêmio Inova MT’ reuniu 115 empresas com atuação em diferentes ramos de atividade, de micro, pequeno e médio porte, e que ao longo do ano empregaram esforços na aplicação e gestão de inovação em suas áreas de competência.
Leia também: Fapemat lança segunda edição do Programa Centelha; startups receberão mais de R$ 80 mil