O recém divulgado balanço contábil da Unimed Cuiabá, referente ao exercício de 2021, reforça e aumenta as suspeitas de irregularidades cometidas pela cooperativa e que foram denunciadas pelo Sindicato de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat) no segundo semestre do ano passado. De acordo com o documento, disponibilizado para os associados em 25 de fevereiro, a cooperativa gerou lucro de apenas 0,06% do faturamento.
De acordo com o Sindessmat, a cooperativa informou no demonstrativo que possui valores expressivos referente a adiantamentos aos estabelecimentos de saúde que prestam serviços à cooperativa, como se os mesmos tivessem recebido por serviços que ainda não foram prestados. Mas, segundo esses estabelecimentos a cooperativa ainda deve valores pelos atendimentos e serviços prestados aos beneficiários da Unimed Cuiabá. A falta de clareza nessas informações chama atenção e obriga o sindicato a se manifestar para trazer alerta sobre esses fatos.
Outras situações acontecem na Unimed Cuiabá, incluindo a falta de transparência, conforme relatou um médico ao MT Econômico em entrevista no ano passado. Veja mais aqui
O Sindicato relembra que desde o mês de agosto do ano passado, a cooperativa passou a não pagar o valor integral referente aos atendimentos realizados pelos prestadores de serviços, assim como orientou as empresas, via e-mail, a gerar nota fiscal de valor menor do que o devido.
Tais fatos aumentam a preocupação do Sindicato que atua em defesa aos interesses dos prestadores de serviços da maior operadora do Estado e que possui o domínio do mercado com mais de 240 mil beneficiários.