Apesar do aumento geral nos preços dos produtos, fazendo com que o consumidor reduza cada vez mais seu poder de compra, a Páscoa esse ano deve abrir oportunidade para empreendedores terem um ganho financeiro para melhorar seu orçamento pessoal e familiar.
Uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), ao Instituto Kantar, mostra que a indústria de chocolate produziu 511 mil toneladas de janeiro a setembro de 2021, um crescimento de 44%, quando comparado com o mesmo período de 2020.
Durante a pandemia da Covid-19, o consumo de doces no Brasil cresceu 47,1%, como aponta uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Só em 2021, segundo estudo da Lett, empresa de pesquisa em Trade Marketing, o número de pedidos da categoria Bomboniere cresceu 306% e a de Ovos de Páscoa cresceu 100%, ambas em relação ao ano anterior.
Leia também: Produtor investe em mudas de cacau para fabricação de chocolate em MT
Em 2022, com a retirada de restrições de circulação da população, a expectativa de lojistas e fábricas é de que os clientes comprem mais para presentear seus entes queridos, que agora podem se reunir. Porém, se os ovos de Páscoa estão cada vez mais caros, como fazer para comprar os mimos dos amigos e da família? A saída tem sido comprar ovos de Páscoa produzidos por pequenas confeitarias e quituteiras.
“A expectativa é de um aumento de pelo menos 100% em comparação aos anos anteriores. Estou bem animada”, avalia a confeiteira Dayane Lopes de Oliveira, de 32 anos. Este é o terceiro ano que ela produz e vende ovos artesanais, em Cuiabá. A produção, que começou tímida, para amigos e família, agora tem grande procura. Ela se programou e já comprou alguns dos insumos necessários para evitar oscilação nos preços, mas não escapou. “Muitos produtos que uso sofreram aumentos, e infelizmente, minha tabela terá reajuste, mas estou estudando formas de pagamento facilitadas para conseguir atender todo mundo”, afirma.
Os supermercados de Cuiabá já estão com os ovos posicionados para a venda aos consumidores. Vale da pena conferir as ofertas nos estabelecimentos, pois com a inflação e o dólar alto, o preço dos chocolates esse ano aumentou.
Se você é empreendedor, o MT Econômico traz para você nessa matéria um vídeo de como fazer ovo de páscoa do canal Flor de Farinha. Clique aqui e assista