O turismo mato-grossense gerou, no primeiro trimestre deste ano, 941 novos empregos, dos quais 326 foram criados em janeiro, 327 em fevereiro e 288 em março. Os dados “Turismo em Números” constam no link do Observatório de Desenvolvimento, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec).
As atividades características do turismo (ACTs) maiores geradoras de novos postos de trabalho no período foram os serviços de alimentação, com 618 empregados contratados, seguido pelos serviços de alojamento, com 160, agências e operadoras, 68, as atividades desportivas e recreativas, 34 e transporte aéreo, 21.
Três municípios despontaram na lista dos que mais abriram vagas de trabalho, no setor de turismo, durante o trimestre: Cuiabá (222), Sinop (109) e Várzea Grande (79 novos). Do total de 410 empregos gerados nestas cidades, 249 foram na área de serviços de alimentação.
Leia também: MT registra abertura de 16,7 mil empresas do setor de turismo
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, a criação de quase mil empregos mostra a confiança do setor. “A geração de tantos empregos no setor de turismo mostra que o empresário está mais otimista, resultando na geração de emprego e renda em Mato Grosso”, ressaltou.
Para o secretário Adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, o volume trimestral de contratações reflete a recuperação do setor. “O trade turístico foi muito impactado pela pandemia, mas vem retomando as atividades gradualmente e as admissões estão crescendo”.
EMPREGOS EM 2021 – Ao longo de 2021, o turismo criou 3.069 empregos em todo o Estado. O destaque foi Cuiabá, com 970 empregos gerado, seguida por Sinop, com 295, e Rondonópolis, com 261 novas vagas abertas.
Leia mais: ‘FIT Pantanal 2022’ é oficialmente lançada, em Cuiabá