Mais da metade dos eleitores de Mato Grosso deve votar em Mauro Mendes, candidato à reeleição ao cargo de governador do Estado, é o que aponta os dados da pesquisa eleitoral realizada pelo Ipec encomendada pela TV Centro América (TVCA) e divulgada nesta quarta-feira (31).
Além das candidaturas ao governo, a pesquisa também trouxe dados dos concorrentes ao senado e presidência, baseando na preferência do eleitor mato-grossense. O portal de notícias MT Econômico trouxe uma matéria com os resultados do estudo.
Governo
Com um pouco menos de um mês para as eleições de 2022, alguns candidatos já estão bem à frente nas pesquisas. Em Mato Grosso, o candidato a reeleição governamental, Mauro Mendes (União Brasil), tem 53% das intenções de votos. Sua principal adversária, Márcia Pinheiro (PV), vem bem atrás com 13%.
Os votos brancos e nulos são 12%, enquanto os eleitores indecisos ou que não responderam, somam 15%. Mesmo com esse total de 27%, que ainda não se decidiu e/ou não pretende votar, Mauro está 40 pontos à frente da sua principal oponente, Márcia Pinheiro e tem grandes chances de ser reeleito já no primeiro turno.
Abaixo é possível ver os dados coletados pelo Ipec, através da pesquisa estimulada – quando uma lista de candidatos é apresentada – da intenção de voto nos candidatos ao governo de Mato Grosso.
Pesquisa Estimulada Governo
Mauro Mendes (União Brasil): 53%
Márcia Pinheiro (PV): 13%
Pastor Marcos Ritela (PTB): 6%
Moisés Franz (PSOL): 1%
Brancos/Nulos: 12%
Não Souberam/Não Responderam: 15%
Senado
Neste ano, Mato Grosso disponibilizou apenas uma vaga para a cadeira de senador pelo Estado. Com 7 candidatos concorrendo à vaga, o já senador, Wellington Fagundes (PL), concorre à reeleição ao cargo e lidera as intenções de voto, com 39%. O candidato Neri Geller (PP) [com a candidatura cassada pelo TSE, mas sendo revisada pelo TRE], atualmente é deputado federal e candidato ao Senado, possui 10% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 14%, enquanto os que não sabem ou não quiseram responder são 21%.
Leia também: Fecomércio/MT promove diálogo com candidatos ao Senado Federal e governo do Estado
Confira abaixo todos os candidatos concorrendo ao Senado em Mato Grosso.
Pesquisa Estimulada Senado
Wellington Fagundes (PL): 39%
Neri Geller (PP): 10%
Antônio Galvan (PTB): 4%
Jorge Yanal (DC): 4%
José Roberto (PSOL): 4%
Feliciano Azuaga (Novo): 2%
Kássio Coelho (Patriota): 2%
Brancos/nulos: 14%
Não sabe/não respondeu: 21%
Presidência
No último domingo (28) ocorreu o primeiro debate televisivo entre os candidatos à presidência da república. O MT Econômico produziu uma matéria especial trazendo os principais pontos do debate da TV Band, que revelaram pesquisas indicando Jair Bolsonaro (PL) com 52% das intenções de voto em Mato Grosso, enquanto o ex-presidente Lula (PT) possuía 32%.
Com os dados do Ipec esses números foram atualizados em Mato Grosso. Bolsonaro agora caiu de 52% para 49% das intenções de votos, enquanto Lula também teve queda, no entanto menos acentuada, de 32% para 31%. Votos brancos e nulos somam 3% e os que não souberam ou não responderam somam 4%
Abaixo é possível conferir os números das intenções de votos no estado de Mato Grosso aos candidatos à presidência.
Pesquisa Estimulada Presidência
Jair Bolsonaro (PL): 49%
Lula (PT): 31%
Ciro Gomes (PDT): 6%
Simone Tebet (MDB): 3%
Pablo Marçal (Pros): 1%
Sofia Manzano (PCB): 1%
Soraya Thronicke (União Brasil): 1%
Felipe d’Ávila (Novo): 1%
Vera (PSTU): 0%
Roberto Jefferson: 0%
Branco ou nulo: 3%
Não sabem/preferem não opinar: 4%
Os candidatos Constituinte Eymael (DC) e Léo Péricles (UP) não pontuaram.
Dados Coletados
O Instituto Ipec entrevistou pessoalmente 800 eleitores entre os dias 28 e 30 de agosto de 2022 em 35 municípios de Mato Grosso. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso (TRE-MT), sob o protocolo MT-03831/2022.
Matéria especial MT Econômico: Isadora Sousa e Alessandro Torres
Leia mais: Governo assina contrato de R$ 468 mi e dá ordem de início para Consórcio BRT Cuiabá
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO