O consumo das classes C e D, em Mato Grosso, fechou em alta de 19,6% em julho, se comparado a junho, de acordo com a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander, focada em inclusão econômica que foi divulgada essa semana. A variação supera em mais de duas vezes a expansão mensurada no Brasil.
O levantamento é realizado mensalmente e busca traçar o perfil do consumidor das classes C e D em todo o País.
As maiores altas no Estado ocorreram nos setores de Serviços (31%), Lojas de Roupas (27%), Rede Online (23%), Supermercado (22%), Transporte (20%), Telecomunicação (19%), Prestadores de Serviços (17%), Restaurante (14%), Drogaria/Farmácia (10%) e Diversão e Entretenimento (5%). Por outro lado, houve queda nos setores Companhias Aéreas (-45%), Hotéis e Motéis (-34%), Automóveis e Veículos (-24%), Lojas de Artigos Diversos (-6%) e Combustível (-5%).
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No Brasil, o aumento foi de 8% em julho ante junho deste ano. Todas as regiões do País mostraram elevação no consumo, com o Norte impactando mais no resultado (11,5%). O Centro-Oeste fechou com alta de 9,4% no consumo, seguido do Sudeste (8,4%), Sul (8,3%) e Nordeste (6,6%).
Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, afirma que “o consumo das famílias mostrou melhora em julho e a expectativa é de que permaneça nos próximos meses, já que a inflação tem mostrado algum recuo e o pagamento do Auxílio Brasil começou em agosto”.
No Brasil, os setores que se destacaram com as altas mais significativas foram Supermercados (12%), Restaurantes (12%), Prestadores de Serviços (6%), Transportes (4%) e Lojas de Artigos Diversos (45). Já os setores que mostraram quedas no consumo foram de Rede Online (-12%) e Roupas (-4%). Outro dado da pesquisa apontou que 87% dos gastos totais foram feitos presencialmente, mantendo o indicador de junho.
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