A Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) se destaca pelo pioneirismo na celeridade e simplificação no serviço de abertura de empresas por meio digital. O sistema permite ao empreendedor abrir uma empresa, via online, em cerca de cinco minutos.
De acordo com a Jucemat, em 2022, o órgão abriu 51.113 novas empresas de serviços, 20.649 no setor de comércio e 6.053 indústrias. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec/MT), César Miranda, ressalta que o sistema “Jucemat-Empresa Instantânea”, foi criado para facilitar a vida de quem quer empreender e investir no Estado, desburocratização o processo.
“Tudo o que foi feito para simplificar a vida daquele que empreender, gerar emprego, crescer. Essa troca de experiência aqui é muito importante, porque o Estado já é uma potência agropecuária e está com um ambiente de negócio excelente e muito atrativo. Mato Grosso hoje tem nota A do Tesouro Nacional, com uma gestão fiscal que oferece segurança jurídica, políticas públicas como os programas de incentivos fiscais e um sistema de abertura de empresas que motiva as pessoas a tirarem os sonhos do papel”, afirmou César.
O processo de simplificação de registro e de abertura de empresas da Jucemat prioriza a desburocratização e a regularização de negócios no Estado, por meio da Rede Sim. Em 2022 foram credenciados 105 municípios que já aderiram ao sistema da Jucemat para atender empreendedores e empresários.
“A abertura da empresa é rápida, basta os empresários e empreendedores inserirem os dados e documentos online, sem a necessidade de percorrer diversos órgãos. Antes demorava até 15 dias: teria que ir ao cartório, Corpo de Bombeiros Militar para verificar documentação, hoje, o é digital, pelo sistema da Jucemat”, ressaltou Manoel Lourenço, presidente da Jucemat.
VÁRZEA GRANDE – Várzea Grande foi piloto do sistema instantâneo da Jucemat. Hoje uma empresa pode ser aberta através da RedeSim e do Balcão Único, em questão de minutos. Várzea Grande aderiu ao Rede Sim em 2019 e que possibilitou análise de quase 30 mil pedidos dos quais quase 12 mil se transformaram em empresas.
Essa desburocratização, aliada à redução da carga tributária com a isenção do primeiro alvará e mais a desregulamentação de 430 CNAEs (atividades econômicas), o que na prática representou menos taxas e contribuições, valeram a Prefeitura de Várzea Grande destaque entre os municípios mato-grossenses na celeridade de emissão de licença de funcionamento de empresas, o alvará de funcionamento.