A Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) está em segundo lugar no ranking de tempo de abertura de empresa no Brasil, segundo pesquisa do Sebrae analisada pelo MT Econômico, referente ao Mapa de Empresas no país.
Vários indicadores foram mapeados na pesquisa e o dado citado refere-se apenas ao processo exclusivamente de registro da Jucemat, segundo o presidente Manoel Lourenço. “Agradecemos a todos envolvidos por essa conquista”, ressalta o presidente da entidade.
O empreendedor que pretende abrir uma empresa em Mato Grosso leva 1 hora de processo na Jucemat pelo sistema Redesim, de acordo com a pesquisa abaixo. O estado que lidera o ranking é a Bahia, com 0,7 hora (42 minutos).
Leia também: Nova plataforma da Jucemat permite abertura de empresas em poucos minutos
Apesar do bom desempenho demonstrado na pesquisa, quando analisado o processo de abertura empresarial de forma mais ampla, em termos de viabilidade e interligando demais órgãos relacionados à abertura e legalização do negócio, Mato Grosso registrou a 9ª colocação, com 10,8h. O estado do Amazonas é o primeiro nesse quesito com 6h de processo. A viabilidade refere-se aos demais procedimentos para efetivar a atuação legal do negócio, incluindo órgãos do município.
Empresas ativas no mercado
Segundo os dados mais recentes apurados pelo MT Econômico junto aos portais oficiais do governo federal e estadual (Jucemat), até março desse ano, o Brasil totaliza 20.839.108 empresas ativas. Apenas em 2023 foram abertas 374.344 estabelecimentos jurídicos no país.
No Centro-Oeste são 1.845.449 empresas ativas. Em Mato Grosso, este número alcança 486.812 empresas em atividade. Na classificação por segmento econômico, o Estado possui 42.841 empresas no ramo da indústria, 163.509 no comércio e 280.361 no setor de serviços.
Modalidades de abertura de empresa
Além da modalidade Redesim, a Jucemat também disponibiliza aos empresários uma plataforma chamada “Empresa Instantânea”, que opera nos moldes do Balcão Único, nacional. Conforme já noticiado pelo MT Econômico, a plataforma permite a abertura de uma empresa em menos de 10 minutos, de forma segura e sem burocracia.
Em julho do ano passado, a Junta Comercial implementou em Várzea Grande o piloto do projeto, que deve se expandir para os demais municípios de Mato Grosso entre 2023 e 2024.
Em entrevista ao MT Econômico recentemente, o presidente da Jucemat, Manoel Lourenço disse que ainda em 2023, municípios como Cuiabá, Sorriso, Barra do Garças e Tangará da Serra devem implementar o sistema “Empresa Instantânea”, porém ressaltou que a celeridade no processo depende da adesão das prefeituras.
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO