De acordo com uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), a data comemorativa do Dia dos Pais promete movimentar o comércio na Capital mato-grossense. A pesquisa contou com 250 pessoas participando nos principais eixos econômicos de Cuiabá, abrangendo as regiões Central, norte, sul, leste e oeste, durante o período de 27 de junho a 14 de julho.
Os resultados revelaram que a grande maioria dos entrevistados está animada para presentear, pois 96% pretendem realizar compras para a data. Esse percentual representa um aumento no fluxo de pessoas indo as compras de 2,6% quando comparado com o ano anterior.
Quanto aos gastos, 46,1% relataram que irão gastar mais nesse ano, 26,4% gastarão igual a 2022, 26,4% menos e 1,1% ainda não sabem. O ticket médio apresentado ficou em 10,07% maior que 2022, totalizando em 2023 o valor médio de R$ 294,27 em compras.
Em relação ao presente que irão comprar, os que estão na preferência são: Vestuário e Acessórios Masculino (38,3%), perfumes (25,8%), calçados (12,5%), joias/relógios (7,0%), artigos esportivos (5,2%), telefonia/smartphone (2,8%), alimentos e bebidas (2,4%), eletrônicos (2,1%), livros/livraria (1,1%) e outros (2,8%). Já quando questionados sobre a quantidade de presentes que planejam comprar, 81,2% dos entrevistados responderam um presente, 18% relataram dois presentes, 2,8% a soma de três presentes e 0,4% pretendem comprar quatro presentes.
FORMAS DE PAGAMENTO – Quando se trata das formas de pagamento, a maioria dos entrevistados (59,2%) pretende pagar à vista enquanto 43,2% optam pelo parcelamento. Os principais meios de pagamento para à vista serão o cartão de débito com 46,2%, seguido de dinheiro (42,6%) e PIX/transferência (11,2%). Já os mais utilizados nas compras parceladas serão o cartão de crédito com 82,4%, seguido do crediário (12%) e boleto (5,6%).
ANÁLISE DA CDL – Conforme o superintendente da CDL Cuiabá e responsável pelo Núcleo, Fábio Granja, “tudo indica que teremos mais uma data comemorativa com bons resultados para o comércio, pois o crescimento estimado de 5,8% já é descontado os índices da inflação, ou seja, trata-se de crescimento real. Diante dos dias normais de vendas ocorridos neste ano e comparando com as demais datas comemorativas, é um volume de vendas relevante, podendo classificar a data entre a cinco melhores do ano”, pontuou ele, acrescentando que “datas como esta ajudam a movimentar a economia local, principalmente de Cuiabá e demais municípios de Mato Grosso, já que a preferência de compras tem prevalecido pelas lojas físicas, fazendo assim os recursos gerarem dentre os municípios”.
Leia também: Ticket médio deve se aproximar de R$ 300, aponta pesquisa CDL Cuiabá
GASTO MAIOR – O Dia dos Pais já começou a movimentar o varejo brasileiro. Para conhecer as expectativas dos consumidores em relação a data, o Mercado Pago, realizou uma pesquisa com 3.088 consumidores sobre a intenção de compra no final de julho. Dos participantes ouvidos, 45% disseram que vão gastar o mesmo valor que em 2022 em presentes, enquanto 39% gastarão mais. Entre os itens de maior interesse para presentear os pais estão: itens de moda (36%), produtos de tecnologia (26%) e ferramentas (12%).
A pesquisa revela ainda que 1 a cada 3 consumidores deve investir entre R$ 100 e R$ 200 em presentes, enquanto 25% pretendem gastar mais de R$ 300. E para pagar as compras, a preferência é o cartão de crédito, segundo 60% dos entrevistados. “O favoritismo dos cartões está atrelado ao parcelamento das compras: quase metade dos participantes da pesquisa prefere pagar os presentes em até três vezes, o que demonstra que os brasileiros estão optando por prazos de pagamento mais curtos”, destaca Lucas Fonseca, gerente sênior de Banco Digital do Mercado Pago.
O executivo afirma que os consumidores estão se preparando melhor para as compras e estão começando a pesquisar com antecedência em busca de boas oportunidades, evitando deixar para comprar na última hora.
Além disso, a pesquisa mostra também que os brasileiros estão cada vez mais habituados às compras online e se adaptaram bem às novas tecnologias de pagamentos. Prova disso é que a maioria dos entrevistados (77%) realiza compras online com frequência e 57% demonstraram sua preferência pelo e-commerce em datas sazonais. “Dos consumidores que ainda preferem as lojas físicas, 56% afirmaram que pretendem pagar com cartão por aproximação”, detalha.