Realizar uma obra, não é fácil. Exige tempo, dinheiro, planejamento, organização, mão de obra qualificada, paciência e até mesmo um pouquinho de sorte para que tudo ocorra nos conformes. Pensando nessa dificuldade, o MT Econômico preparou uma matéria especial sobre os principais passos que devem ser tomados antes de realizar uma construção ou uma reforma.
O mais importante para que uma obra dê certo é o planejamento. Antes que a obra comece a ser feita, é imprescindível que todos os passos já tenham sido desenhados previamente.
A planta da obra é o que vai desenhar esses passos, já que ela vai ser responsável por trazer para o dono da obra a primeira versão de como a construção vai ficar ao fim. Além de identificar as possíveis dificuldades e entraves que podem ocorrer naquele ambiente, é também o diálogo do cliente com o arquiteto e engenheiro para que até a sua conclusão todas as necessidades tenham sido atendidas, dentro do que é possível pela lei e para aquele espaço.
Após a planta da obra, outro passo de extrema importância, são as autorizações e licenças que a prefeitura precisa disponibilizar para a sua obra, sem elas a sua construção pode ficar parada.
O orçamento está entre as primeiras coisas a serem decididas, já que vai ser através dele que o dono da obra vai conseguir identificar o que será ou não possível fazer.
É importante ter bem definido o quanto pode gastar e separar esse dinheiro, já que os materiais até podem ser comprados e parcelados no cartão de crédito, mas o que deve ser pago aos pedreiros, na maioria dos casos é à vista, claro que a parte da mão de obra varia muito com o acordo que é feito com as pessoas contratadas.
Outro ponto que precisa ser pensado é o cronograma da obra. É através dele que é estabelecido o que é necessário e quanto tempo para cada etapa ficar pronta. Desde a compra dos materiais, que deve ser realizada visando custo-benefício, tempo de entrega, qualidade e disponibilidade dos produtos encomendados.
É bom que haja também um “plano B”, ou uma “reserva” para o caso de ocorrer algum imprevisto que não estava no planejamento, como atrasos, problemas de segurança, aumento de custos, algum acidente, entre outras coisas.
Um ponto que também é importante pensar, é o período do ano em que a obra será realizada. Os primeiros três meses e os últimos três costumam ser períodos de chuva, o que pode atrasar a obra, fazer com que materiais sejam perdidos, e dependendo da força da chuva, a obra pode até ser danificada. Portanto, é importante ficar atento ao período em que a construção será iniciada e quando será concluída.