Marcado para acontecer nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, o Seminário do Agronegócio Sistema Famato & Judiciário trará a Cuiabá seis ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sendo eles Og Fernandes, Ricardo Villas Bôas Cueva, Marco Buzzi, Raul Araújo e Luis Felipe Salomão.
O evento pretende reunir magistrados, desembargadores, advogados, produtores rurais e empresários interessados na relação entre o agronegócio e a justiça. As principais temáticas serão tratadas em formato de painéis de debate.
Entre os assuntos a serem discutidos estão: a jurisprudência dos tribunais superiores no agro, a resolução de conflitos e contratos, além dos contratos internacionais no agronegócio, as práticas comerciais internacionais e a proteção ambiental e a propriedade intelectual no setor, entre outros temas.
A abertura do evento contará com a presença do governador Mauro Mendes, do presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain e do professor e coordenador do Centro de Agronegócio Global do Insper, Marcos Jank, que vão tratar sobre os cenários econômico e político.
“O Seminário sobre Agronegócio marca uma interação significativa entre o setor agropecuário e o judiciário. Nosso objetivo é promover um diálogo produtivo entre ambos para debater e encontrar soluções aos desafios que envolvem nosso segmento. Não apenas identificamos obstáculos, mas também buscamos criar oportunidades e estratégias inovadoras. A Famato se compromete a fortalecer essa parceria, visando o crescimento sustentável e o desenvolvimento integral de nosso estado e país”, pontuou o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain.
O seminário é uma realização da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), com o apoio do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Escola Superior de Advocacia (ESA) e Escola Judicial do Estado de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS).