O volume de serviços em Mato Grosso apresentou a maior alta do país no fechamento de 2023: 16,4%. O percentual supera a média nacional em 2,3%. Ao longo do ano passado, o setor no estado veio se destacando em nível nacional e confirmou tendência no fechamento do exercício.
Além de Mato Grosso, foram destaques os resultados do Paraná e do Tocantins com variação anual positiva de 11,2% e de 11%.
No Centro-Oeste, todos os estados tiveram desempenho positivo na comparação com 2022. Mato Grosso do Sul cresceu 4,2%, Goiás, 6,5% e o Distrito Federal com 4,2%. Esses e outros dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo IBGE.
Conforme a pesquisa, no acumulado do ano, o avanço do volume de serviços no Brasil (2,3%) se deu de forma disseminada entre os locais investigados, já que 25 das 27 UFs também mostraram expansão na receita real de serviços: Minas Gerais (7,7%), Paraná (11,2%) e Rio de Janeiro (3,3%), Santa Catarina (8,0%) e Rio Grande do Sul (4,4%), além de Mato Grosso, Paraná e o Tocantins.
Por outro lado, São Paulo (-1,8%) e Amapá (-2,2%) registraram as únicas influências negativas sobre índice nacional.
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No Brasil apresentou variação de 0,3% em dezembro de 2023, segundo resultado positivo consecutivo, acumulando um ganho de 1,2% nos dois últimos meses do ano e recuperando parte da perda verificada no período entre agosto e outubro (-2,1%). Já na comparação com dezembro de 2022, houve queda de 2,0%, a mais intensa desde janeiro de 2021 (-5,0%). Mesmo assim, no acumulado de 2023, o setor fechou com alta de 2,3%, terceiro ano seguido de crescimento. Por fim, no acumulado dos últimos 12 meses, os serviços perderam fôlego, ao reduzirem a magnitude de crescimento de 3,1% em novembro para 2,3% em dezembro de 2023.
Com o acréscimo de 0,3% no mês de dezembro, o setor de serviços está 11,7% acima do nível de pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 1,7% abaixo do ponto mais alto da série histórica (dezembro de 2022).
“Em 2021 e 2022, houve uma construção de elevada base de comparação, explicada tanto pela retomada do setor após o período de isolamento da pandemia de Covid-19, mas, sobretudo, por conta dos ganhos extraordinários oriundos dos segmentos de serviços de tecnologia da informação e o do transporte de cargas. Dessa forma, apresentar expansão sobre dois anos que cresceram substancialmente é algo relevante”, esclarece Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa.
Em 2023, quatro das cinco atividades da PMS tiveram taxas positivas, acompanhadas por crescimento em 55,4% dos 166 tipos de serviços investigados. Entre os setores, destacam-se os serviços de informação e comunicação, com alta de 3,4%, e de profissionais, administrativos e complementares, com expansão de 3,7%. No primeiro, os principais impactos foram do aumento das receitas das empresas que atuam nos segmentos de telecomunicações, desenvolvimento e licenciamento de softwares, desenvolvimento de programas de computador sob encomenda, tratamentos de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na Internet e portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na Internet.