O setor de turismo em Mato Grosso contribuiu com R$ 91,7 milhões em arrecadação do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e R$ 41,5 milhões em ISSQN para os municípios em 2023. Os números mostram expansão de 25,1% sobre o ICMS e de 39% para o ISSQN sobre 2022, segundo dados do Observatório do Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
Para aproveitar esse boom econômico que o setor vem apresentando, a Fecomércio-MT e o governo do Estado, por meio da Sedec, realizaram, no Sesc Arsenal, em Cuiabá, o lançamento de mais uma edição do maior evento de turismo do Centro-Oeste: a FIT Pantanal 2024.
Neste ano, a edição com o tema “Turismo, Eventos, Agro e Negócios”, será realizada de 30 de maio a 2 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A previsão é atrair, durante os quatro dias de evento, cerca de 75 mil pessoas.
Para o presidente do Sistema Comércio no estado, José Wenceslau de Souza Júnior, a possibilidade de realizar o evento fomenta toda uma cadeia produtiva, beneficiando centenas de atividades econômicas diretamente ou indiretamente ligadas ao turismo. “Realizar a FIT Pantanal é mais do que mostrar o que temos de melhor no turismo. É fomentar negócios para empreendedores do turismo de todos os tamanhos: desde as agências, os hotéis, os restaurantes, até o agricultor familiar que vende sua colheita na feira aqui do Arsenal, e os organizadores de eventos”.
Entre a programação, está a Rodada de Negócios do Sebrae Mato Grosso, que somente no ano passado, gerou uma expectativa de volume de negociações nacionais na ordem de R$ 10,2 milhões e de US$ 262 mil com operadores internacionais. A ação tem o objetivo de apresentar novos produtos turísticos do estado e firmar parcerias entre empresários do trade turístico local, com operadores nacionais e internacionais.
Novamente haverá a participação da agricultura familiar, que levou mais de 50 expositores no ano passado, entre associações e cooperativas de agricultores, que gerou um faturamento de R$ 350 mil com a comercialização de mais de 2,3 mil produtos. Espera-se, nesta edição, uma maior participação de associações e cooperativas de agricultores, que englobam representantes das comunidades tradicionais, assentados, quilombolas, indígenas e povos da floresta.
Com a Aldeia do Conhecimento, uma extensa programação será ofertada aos visitantes e interessados, por meio de capacitações, mesas redondas, palestras, workshops, painéis e oficinas promovidas por diversas entidades.
A programação da Aldeia do Conhecimento inclui, ainda, palestras com temas como: Redes Sociais como estratégia de mercado para pessoas artesãs; Agrotour tech: descubra as novas fronteiras do turismo agro tecnológico, Turismo rural – caminhadas na natureza como Estratégia para o Turismo rural consciente e Turismo Rural Regenerativo, Produção de eventos: como evitar problemas; Atuação em evento: vocação ou talento, entre outros.
Para o secretário adjunto de Turismo do Estado, Felipe Wellaton, a parceria do governo, que investiu R$ 3,9 milhões na realização do evento deste ano, busca incentivar a atuação das empresas ligadas ao turística em todo estado. “Vamos divulgar as belezas naturais de mais de 35 municípios durante a feira, mostrando suas potencialidades para que, com isso, consigamos atrair mais turistas, tornando nosso estado mais rico, juntamente com as empresas que atuam dentro dessas localidades”.