No primeiro semestre de 2024, a Americanas reportou prejuízo de R$ 1,4 bilhão. O valor representa uma queda de 55,9% em relação ao mesmo período de 2023, quando a varejista teve perdas de R$ 3,2 bilhões. A receita líquida foi de R$ 6,8 bilhões, o que corresponde a baixa de 2,6% se comparado com os R$ 7,03 bilhões registrados no ano anterior. As informações são do Giro News.
A varejista encerrou o último mês com 1.694 unidades em operação, após quatro fechamentos.
A Americanas explica que o resultado do semestre se deu por manter o foco na operação das lojas e no atendimento dos clientes, além da implementação de “mudanças emergenciais”. Segundo a companhia, esse processo “possibilitou a desaceleração da queda da receita consolidada, principalmente no varejo físico”.
No primeiro semestre, o volume bruto de mercadorias (GMV) chegou a R$ 10,06 bilhões, recuando 9% em relação aos R$ 11,05 bilhões registrados um ano antes. Na mesma comparação, o varejo físico representou R$ 7,2 bilhões do total, um crescimento de 15,9%. Já o varejo digital correspondeu por R$ 1,6 bilhão, queda de 55,3%, “mas em linha com a estratégia de manter esse canal como complemento da jornada de compra do cliente”, informa no relatório.
RESULTADOS DE 2023 – Essa é a primeira publicação com o balanço completo de 2023, depois de a empresa encontrar uma fraude bilionária em janeiro do ano passado, o que a levou para o processo de recuperação judicial. A Americanas totalizou prejuízo de R$ 2,27 bilhões em 2023. Esse valor representa uma redução de 82,8% em relação a 2022, quando a varejista registrou perdas de R$ 13,2 bilhões – em valores atualizados.
A receita líquida da companhia chegou a R$ 14,9 bilhões em 2023, um recuo de 42,1% em relação aos R$ 25,8 bilhões registrados em 2022. Em 2023, o volume bruto de mercadorias (GMV) foi de R$ 22,8 bilhões, uma queda de 45,9% se comparar com o mesmo período de 2022. Segundo a Americanas, a redução ocorreu, principalmente, por conta das perdas de 75,7% nas vendas de sua plataforma digital. A soma de operações desses canais foi de R$ 6,02 bilhões em 2023, enquanto, um ano antes, o volume havia sido de R$ 24,7 bilhões.