Em Mato Grosso, a carcaça casada do boi atingiu o maior preço da série histórica, quase 40%, segundo levantamento divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). a carcaça casada do boi gordo (formada pelo traseiro, dianteiro e pela ponta de agulha
Como explicam os analistas, em novembro – até o dia 22 – a arroba do boi gordo já acumulou valorização de 39,67% ante setembro, “mês que iniciou o movimento de alta do indicador”, frisa o Imea.
Esse aumento foi impulsionado pela demanda aquecida pela proteína vermelha, tanto interna quanto externa, que superou a oferta de animais. Dessa maneira, com o bom escoamento da carne bovina em Mato Grosso, as indústrias conseguiram repassar a alta do custo da aquisição do boi gordo para o atacado.
“Assim, em novembro, a carcaça casada valorizou 32,41% no mesmo comparativo e atingiu o maior valor do indicador na série histórica, cotado a R$ 22,64/kg. A maior alta do boi gordo em relação ao atacado encurtou a diferença entre o valor de venda da carcaça casada e a arroba do boi gordo, que ficou em 9,99% no período”.
E alta não deve parar. Há tendência para o próximo mês é que a demanda pela proteína vermelha continue aquecida em função das festividades do final de ano e do maior poder aquisitivo da população, fatores que aumentam o consumo de carne, conforme observação dos analistas do Imea.
Clique aqui e entre no grupo de notícias do MT Econômico e fique por dentro de informações relevantes