Perspectivas da Safra
A colheita da soja atinge 98,8% em apuração realizada em 20 de março. O percentual é próximo ao registrado há um ano, de 99,0%, e os trabalhos se encaminham para seu desfecho em Mato Grosso.
A Conab calcula safra de 34.784,3 mil toneladas, com forte expansão, de 7,2%, ante as 32.454,5 mil toneladas obtidas na última temporada, impulsionada tanto pela maior área plantada quanto pelos excelentes resultados obtidos no campo.
A despeito da entrada da nova safra, os preços seguem seu rumo ascendente em Mato Grosso, com elevações moderadas na última quinzena. As principais variáveis formadoras de preços apresentam comportamento antagônico neste momento de turbulência mundial.
Se, por um lado, a cotação do dólar ante o real sobe, já que investidores buscam a moeda norte-americana de modo a se resguardar de oscilações de mercado, fato que valoriza a soja brasileira, em termos de reais, por outro lado, o preço mundial da commodity recua, tendo em vista a expectativa de eventuais retrações, precificadas pelo mercado.
Na última quinzena, aquela variável tem suplantado esta, em termos percentuais. O fechamento de fevereiro aponta comercialização de 71,7% da safra 2019/2020.
Exportações
O fluxo exportador da commodity é retomado e o estado exportou 2,24 milhões de toneladas em fevereiro, 44% do montante nacional, de 5,12 milhões de toneladas. A tendência é de intensificação do escoamento a partir deste momento, sendo que a variável câmbio pode contribuir neste sentido.
Comentário do Analista
A colheita se encaminha para seu desfecho em Mato Grosso e, ainda assim, os preços mantêm seu patamar elevado, em conjuntura de suporte cambial e patamar avançado de comercialização.
Clique no botão vermelho abaixo e veja gráficos da análise