A Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), divulgou dados da pesquisa mensal ‘Índice de Confiança do Empresário Industrial de Mato Grosso – (ICEI MT)’ que mostra que houve um crescimento de 5,9 pontos em relação ao mesmo período de 2018. O que demostra o otimismo das empresas de pequeno e grande portes.
Apesar da queda de 1,3 ponto frente a setembro, o industrial mato-grossense mantém o otimismo registrado ao longo de todo o ano. É o que revelam dados divulgados pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), por da pesquisa mensal ‘Índice de Confiança do Empresário Industrial de Mato Grosso – (ICEI MT)’.
O otimismo cresceu tanto que está acima da linha dos 50 pontos e cresceram 6 pontos em comparação a outubro do ano passado. Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quando estão acima dos 50 pontos mostram que os empresários estão confiantes.
Ao atingir 56,1 pontos neste mês, a indústria da construção cresceu 10,6 pontos em relação a outubro do ano passado. Mesmo com leve recuo de 0,8 ponto frente a setembro, as indústrias extrativas e de transformação seguem a tendência de confiança com 60,1 pontos.
A pesquisa mostra uma melhor percepção dos empresários em relação às condições atuais da economia brasileira e uma queda na expectativa para os próximos seis meses. O indicador de condições atuais alcançou 51,4 pontos, acima da linha divisória dos 50 pontos. O indicador de expectativa caiu levemente em comparação a setembro para 63,5 pontos. Apesar do recuo de 1,9 ponto, os empresários se mostram otimista com o desempenho da economia e das empresas nos próximos seis meses.