A Coopercotton Cooperativa Agrícola, uma das mais antigas cooperativas do agro mato-grossense, anunciou, oficialmente, a implantação de uma usina de moagem de milho, no município de Itiquira (358 km de Cuiabá). A idealizadora do projeto, que já possui o estudo de viabilidade concluído, está na fase de captação de investidores.
Segundo a Coopercotton, a previsão de investimentos para implantação de seu novo ‘braço’ na produção de etanol de milho, está em torno de US$ 150 milhões. A nova planta, terá capacidade de processamento de 1.500 toneladas de milho por dia, para a fabricação de etanol e de DDG, gerando 300 empregos diretos na região. O local de edificação já conta com cerca de 200 mil hectares de cultivo de milho em seu entorno.
A cooperativa, que tem 23 anos de existência, é formada por 15 grupos familiares. Eles fornecerão mais de 100 mil hectares de milho, sendo suficiente para abastecer a capacidade inicial de beneficiamento de etanol da usina. Além de promover a verticalização da operação, a planta vai agregar ao cereal, e ainda gerar ganhos por meio das vendas do DDG produzido.
INVESTIDORES – Nas séries de reuniões de prospecção de capital de investimento, os diretores da Coopercotton receberam em sua sede em Rondonópolis (MT), uma comitiva de potenciais investidores chineses do grupo LongPing High-Tech, que atua no Brasil desde 2017, no segmento de híbridos de milho e sorgo.
O canal logístico já instalado para o escoamento da produção, com uma rodovia duplicada e a proximidade com a ferrovia, são atrativos apresentados aos grupos interessados. A expectativa do início de construção da usina é para até o final de 2025, com a entrega do complexo industrial em 24 meses.
Com 23 anos de existência a Coopercotton conta 15 grupos familiares e atualmente cultiva algodão (20 mil hectares plantados – safra 2024/25), soja (16.6591 hectares plantados – safra 2044/25), milho (100 mil hectares plantados – safra 2034/25) e também atua na atividade de pecuária com 82.596 cabeças de gado.
Clique aqui e entre no grupo de notícias do MT Econômico e fique por dentro de informações relevantes