Em janeiro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial de Mato Grosso (ICEI), registrou alta, de 0,1 ponto, quando comparado ao mês de dezembro de 2021. Em relação ao mesmo período do ano anterior, o indicador marcou queda de 0,4 ponto, registrando 60,4 pontos no primeiro mês do ano, o que demonstra que os empresários seguem confiantes.
Na análise por atividade, as indústrias extrativas e de transformação registraram alta de 0,9 ponto ao marcarem 61,1 pontos em janeiro de 2022, quando comparado a janeiro de 2021, a queda foi de 0,1 ponto. As empresas da construção marcaram queda de 1,3 ponto frente a dezembro de 2021, marcando 59,1 pontos em janeiro deste ano, já frente a janeiro de 2021 a queda é de 1,4 ponto.
O Índice Confiança Industrial (ICEI) nacional, inicia o ano de 2022 com confiança menor do que o ano de 2018 a 2021 se comparado o mês de janeiro, ao recuar 0,7 ponto e marcar 56 pontos. Porém, como o índice segue acima da linha dos 50 pontos, é indicativo que os industriais registram confiança no início do ano de 2022.
POR PORTE – O indicador de confiança referente às condições atuais, relacionadas aos últimos seis meses, apresentou uma tímida queda, embora os dados totais demonstrem que os empresários seguem otimistas em janeiro de 2022, ao marcar 53 pontos. Quando comparado com o mesmo período do ano de 2021, a queda registrada foi de 1,7 ponto. Já o índice de expectativas, que mede o otimismo dos empresários para os próximos seis meses, registrou 0,3 ponto a mais do que o mês anterior, marcando 64,1 pontos no mês de janeiro. Em um comparativo a janeiro de 2021, a alta também é de 0,3 ponto. Mesmo com a queda registrada no indicador de confiança referente às condições atuais, os dois indicadores seguem acima da linha dos 50 pontos o que indica que os empresários seguem otimistas, principalmente, relacionado às expectativas para os próximos seis meses, que segue em alta, acima dos 60 pontos.
VEJA AQUI DADOS DA ECONOMIA DE MATO GROSSO E INDÚSTRIA
CONDIÇÕES ATUAIS E EXPECTATIVAS – O indicador de confiança referente às condições atuais, relacionadas aos últimos seis meses, apresentou uma tímida queda, embora os dados totais demonstrem que os empresários seguem otimistas em janeiro de 2022, ao marcar 53 pontos. Quando comparado com o mesmo período do ano de 2021, a queda registrada foi de 1,7 ponto. Já o índice de expectativas, que mede o otimismo dos empresários para os próximos seis meses, registrou 0,3 ponto a mais do que o mês anterior, marcando 64,1 pontos no mês de janeiro.
Em um comparativo a janeiro de 2021, a alta também é de 0,3 ponto. Mesmo com a queda registrada no indicador de confiança referente às condições atuais, os dois indicadores seguem acima da linha dos 50 pontos o que indica que os empresários seguem otimistas, principalmente, relacionado às expectativas para os próximos seis meses, que segue em alta, acima dos 60 pontos.
Leia também: Produção industrial de MT fecha ano com leve retração, mas tem melhor dezembro do País