A autorização do aumento de 10% para 12% de teor de biodiesel no óleo diesel comercializado no Brasil deve fomentar a produção do biocombustível no Estado de Mato Grosso. O Sindicato das Indústrias do Biodiesel no Estado de Mato Grosso (SindiBio/MT) entende que com o aumento de 20%, que já esta vigorando desde o início deste mês, promove o desenvolvimento no setor impulsionando toda uma cadeia econômica já que a indústria de biodiesel cria emprego e renda tanto no campo como na cidade.
“Além disso, precisamos destacar a retomada do protagonismo na defesa do meio ambiente, pois o biodiesel é uma fonte de energia do tipo renovável porque possui baixos índices de poluição, colaborando com a sustentabilidade no país”, pontuou o presidente do Sindicato, Rômulo Morandin. Atualmente, Mato Grosso possui 15 usinas de biodiesel que têm capacidade autorizada de produção anual de 2,6 bilhões de litros.
Após quase um mês de vigência do aumento de teor de biodiesel, que passou a valer a partir de 1º de abril, o Ministério de Minas e Energia (MME) avalia que o mercado de diesel está plenamente abastecido, sem qualquer aumento no valor do diesel ao consumidor final. Pelo contrário, o litro de diesel comercializado no país caiu quase 1% em relação aos últimos dados de preços de março, quando ainda vigorava o B10, comprovando o acerto da medida.
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O novo teor foi aprovado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que estabeleceu, por meio da Resolução CNPE nº 03/2023, que a adição de biodiesel na composição do diesel deveria crescer dois pontos percentuais a partir de abril deste ano, passando do patamar de 10% (mistura B10) para 12% (mistura B12).
A especificação de qualidade do biodiesel é ainda mais adequada aos novos teores estabelecidos pelo CNPE, garantindo a segurança do uso do atual B12 e ainda da elevação do teor prevista para 13% (mistura B13) em abril de 2024, para 14% (mistura B14) em abril de 2025 e para 15% (mistura B15) em abril de 2026.
PREÇOS – De acordo com o último Índice de Preços Ticket Log (IPTL), o litro do diesel comum, na região Centro-Oeste, foi encontrado a R$ 6,09, após redução de 2,18%, enquanto o tipo S-10 fechou com média de R$ 6,21, com recuo de 2,16% ante o mês anterior.
Mato Grosso segue registrando o maior valor do diesel S-10 da região. Mesmo com retração de 2,10% na passagem de março para abril, o preço em R$ 6,425 foi o maior entre os quatro estados.