A data mais aguardada pelo varejo está se aproximando e 66% dos brasileiros pretendem aproveitar as promoções da Black Friday neste ano, segundo pesquisa realizada pela Wake, empresa de tecnologia que oferece soluções digitais para o varejo e a indústria, em parceria com o Opinion Box, empresa de tecnologia em pesquisa de mercado. O estudo “Intenção de Compra na Black Friday 2024” apontou ainda que a maioria dos consumidores estão planejando realizar suas compras no e-commerce (58,2%), seguido de marketplaces (47,8%) e os aplicativos (44,3%). As lojas físicas também mantêm relevância, e são a preferência de compra de quase 30% dos entrevistados.
Para a maioria dos consumidores, a Black Friday é o momento ideal para comprar itens de necessidade (55%), além de ser também uma oportunidade para os que pretendem comprar um objeto de desejo (45,9%), aqueles produtos que ficam nos favoritos ou no carrinho só esperando a melhor oferta. Eles também estão optando por antecipar suas buscas por produtos que querem adquirir na Black Friday. Prova disso é que 37,8% dos entrevistados vão começar a monitorar os preços com um mês de antecedência, enquanto 32,5% já estão acompanhando as variações de valores desde agora.
Além disso, mais de 66% dos brasileiros entrevistados afirmaram que economizam com o objetivo de investir na aquisição de produtos durante a Black Friday. “Esse comportamento reflete a importância que o período tem para o varejo mas, principalmente, para o comprador. Vemos hoje consumidores que estão cada vez mais preocupados em se preparar financeiramente para adquirir produtos do seu interesse e encontrar os de melhor qualidade e oferta”, explica Alessandro Gil, VP da Wake.
O estudo da Wake mostra ainda que a maioria dos entrevistados pretende gastar acima de R$ 1.000,00 (23,2%), em segundo lugar estão os que ainda não sabem quanto irão investir (20,1%), seguido por aqueles que querem desembolsar entre R$ 500,00 e R$ 1.000,00 (18,4%). Já sobre os meios de pagamento, 38,3% dos consumidores preferem optar pelo cartão de crédito parcelado, seguido pelo pagamento à vista no cartão de crédito (24%) e pelo Pix (22,6%), que ultrapassa o boleto bancário e o cartão de débito.
Quanto às categorias mais desejadas pelos compradores para compra na Black Friday estão: Eletrônicos e Informática (26,2%), Eletrodomésticos e Eletroportáteis (23,4%), Moda e Acessórios (20,4%) e Beleza e Cosméticos (18,2%).
“Esses dados demonstram a importância de estratégias de venda que combinem preços competitivos, conveniência e uma experiência de compra integrada, tanto online quanto offline. O consumidor brasileiro está cada vez mais exigente e conectado, buscando não apenas preços atrativos, mas também conveniência e segurança nas transações. Por aqui, estamos atentos a essas tendências, desenvolvendo soluções que não só atendem, mas superam as expectativas dos nossos clientes e do mercado”, comenta Alessandro Gil.
Para a pesquisa, o Opinion Box ouviu 1076 consumidores brasileiros entre os dias 24 e 30 de julho de 2024, respeitando as proporções de sexo, idade, renda mensal e distribuição geográfica.
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