Cuiabá, capital do Mato Grosso, é hoje a cidade mais desejada das franquias. Foi o que mostrou os dados da Associação Brasileira do Franchising (ABF), no qual o município saltou do 29º lugar para o 2º na lista de regiões com a maior inauguração de unidades no primeiro semestre de 2022.
O estudo revela que nos últimos anos, o franchising tem expandido para locais fora do eixo Rio-São Paulo. O processo é chamado de interiorização e tem atraído grandes redes. No panorama, a capital de Mato Grosso, no Centro-Oeste, vem com variação positiva de 31,7% – de 840 para 1.106 unidades – com o crescimento possivelmente associado ao agronegócio.
De acordo ainda com pesquisas da ABF, neste ano o setor deverá superar R$ 200 bilhões em faturamento, atingindo uma receita de R$ 207,276 bilhões (12% maior que 2021).
Segundo o último relatório de desemprenho da ABF, o setor de franquias obteve crescimento de faturamento de 16,8% no 2⁰ trimestre de 2022, mostrando, mais uma vez, a recuperação e força do mercado diante de crises.
“Esses dados positivos reforçam a resiliência e a maturidade do setor de franquias brasileiro, que mesmo ainda enfrentando os impactos da pandemia e novos desafios, segue resistindo e, com muito esforço, avança em sua recuperação. O forte retorno presencial, apoiado pela vacinação e a demanda reprimida, foram alavancas importantes, mas o franchising está fazendo sua parte para que o crescimento seja sustentável e consistente”, afirma o presidente da ABF, André Friedheim.
NICHOS EM ALTA – Entre os segmentos em destaque estão setores que já vem há anos em evidência, como é o caso de Saúde, Beleza e Bem-estar e Alimentação. Mas, outros passaram a receber maior interesse após a pandemia, como é o caso de Hotelaria e Turismo e Casa e Construção.
O relatório da ABF apontou Hotelaria e Turismo com maior crescimento no trimestre citado, com incremento de 25,4%, seguido por Alimentação (foodservice), com 22,3%, Saúde, Beleza e Bem-estar, com 20,1%, Casa e Construção, com 17,4% e Moda, com 15,8%.