Com a Copa do Mundo acontecendo nos meses de novembro e dezembro desse ano, o comércio de Cuiabá sofreu um impacto negativo. Com exceção do setor de bares e restaurantes, supermercados e lojas de eletroeletrônicos, os demais segmentos tiveram queda no faturamento. Com a eliminação do Brasil da Copa, o último final de semana já houve um aquecimento das vendas no comércio em geral da capital.
Geralmente a Copa do Mundo costuma acontecer entre os meses de junho e julho, mas devido às altas temperaturas do Qatar (país sede da Copa), o evento foi transferido para o final do ano. Por conta disso, a Black Friday foi afetada de forma negativa, assim como as vendas do início do mês de dezembro, que também registraram pouco movimento nas lojas, em relação aos anos anteriores.
O MT Econômico vem acompanhando nos últimos dias, por meio de pesquisas informais no comércio de Cuiabá, o movimento nas vendas do comércio, que segundo depoimento de lojistas e vendedores estava “morno”.
Diante disso, entrevistamos o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Fábio Granja, que mostrou os números negativos da Black Friday desse ano, as expectativas para o mês de dezembro, especialmente o Natal, e o impacto negativo que a Copa do Mundo teve no comércio varejista local.
“A Copa do Mundo é uma novidade neste fim de ano. A gente sabe que entre novembro e dezembro são os principais meses de vendas para o varejo. E aí, vem uma Copa do Mundo. O que aconteceu? Aumentou ou diminuiu as vendas? Nós estamos sentindo pelo comércio que a Copa está impactando de forma negativa. O evento beneficiou alguns setores de forma específica, como a venda de TVs, por exemplo, mas esse segmento não supre todo o varejo, todo o mercado. E tem outros setores distintos, que é o ramo de alimentação e bebidas”, explica Fábio Granja.
O superintendente completa sua análise dizendo que, com a Copa, as pessoas tendem a gastar o seu dinheiro em encontros sociais, seja com amigos ou familiares, em bares e restaurantes, supermercados ou em casa, para poder assistir aos jogos com os entes queridos. E por conta disso, as pessoas deixam as compras natalinas para outro momento. Além disso, a Black Friday, que aconteceu em novembro, já vinha com menor resultado de vendas, comparando aos anos anteriores.
“A Black Friday vinha crescendo anualmente entre 10 a 15% nos últimos 10 anos e neste ano, a data sofreu uma queda no comércio online de 4,4% e nas lojas de rua de 3,5%. Quando se analisa a fundo, fica evidente que um dos motivos dessa queda, além da Copa, é devido ao cenário político, já que as pessoas não sabem o que esperar desse novo governo, com propostas completamente diferentes e com isso ficam inseguras para gastar dinheiro”, ressalta o superintendente da CDL Cuiabá.
“Se a Copa fosse em junho, a gente até poderia dizer que ajuda o comércio, por quê? Porque o movimento é menor, então quando comparamos com um mês ‘normal’, ela impacta de forma positiva. Agora, quando você entra no principal período de vendas do ano, que é quando as pessoas compram, presenteiam e se auto presenteiam, elas aproveitam a parcela do 13º e a gente vê um volume maior no comércio. Então, quando olhamos as vendas desse ano, comparando com os outros anos, elas estão um pouco abaixo das expectativas”, finaliza Fábio Granja.
Com a seleção brasileira eliminada nas quartas de final, o comércio de Cuiabá já percebeu maior crescimento nas vendas no último final de semana. As pessoas estão entrando no clima natalino e correndo para realizar suas compras de fim de ano, seja de presentes para familiares, amigos ou consumo próprio.
A expectativa para a segunda quinzena do mês de dezembro é que as vendas sejam melhores, já que os números registrados por pesquisa realizada pela CDL Cuiabá, mostra que 78,6% das pessoas pretendem fazer compras nesse fim de ano. Outro fator importante, é que esse vai ser o primeiro natal desde a pandemia em que, as restrições com relação à covid estão bem mais leves. As pessoas se sentem mais seguras para se reunir tanto com familiares, quanto amigos e colegas de trabalho.
Pesquisa do comércio fim de ano
O núcleo de inteligência de mercado da CDL Cuiabá realiza diversas pesquisas que envolvem análise de cenários de comerciantes e consumidores de Cuiabá e da baixada cuiabana. Em determinados momentos, são realizados estudos avaliando todo o Estado de Mato Grosso. Já que, além da CDL Cuiabá, existem outras 55 entidades que compõem o sistema dentro do Estado.
Nessa última pesquisa sobre a expectativa do comerciante e do consumidor para a reta final desse ano, os números mostraram que o percentual de pessoas que pretendem realizar compras neste período é de 78,6%. Já a média de presentes por pessoas é de 6, isso se dá ao fato dessa retomada pós-pandemia, com mais liberdade para o convívio social e também pela volta do tradicional amigo oculto. O valor de gasto por pessoa no fim de ano, somando todas as compras, está em torno de R$ 1.002,00, segundo a pesquisa.
Em pesquisa divulgada semana passada pela Fecomércio-MT, os números são também animadores. O levantamento indicou que a maioria dos entrevistados (57%) pretende realizar compras para o Natal. A opção de roupas e acessórios será o mais procurado pelos mato-grossenses (51%), seguido de brinquedos (23%), além de cosméticos e perfumes (13%). Eletrônicos, decoração e alimentação para casa obtiveram 3% cada. Já os entrevistados que afirmaram que irão viajar para fora do estado correspondem a 1%.
A pesquisa ainda mostra que a principal data comemorativa do comércio (Natal), deve injetar na economia de Mato Grosso R$ 600 milhões, impulsionando os mais diversos segmentos do comércio e serviços.
Apesar do ânimo dos consumidores, por outro lado, vale lembrar que 78,9% da população brasileira está endividada, de acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Outra pesquisa realizada pela CDL este ano, mostrou que a maior parte da primeira parcela do 13º salário seria para quitação de dívidas. Os dados foram extraídos do banco de dados da entidade e o SPC, que também abrange a Serasa, e foi identificado que dentro do Estado de MT houve uma queda no número de devedores.
No início do ano era um total de um milhão cento e cinquenta mil devedores e agora, um milhão e oitenta mil no Estado. Quando analisado com o cenário nacional, é possível observar um crescimento de 9,7% no número de devedores, enquanto Mato Grosso teve uma queda 3,47% de acordo com a pesquisa. Um resultado que se dá principalmente à geração de empregos e economia regional mais resiliente.
Geração de empregos
Atualmente, Mato Grosso tem a segunda maior geração de empregos no país, ficando atrás somente de Santa Catarina, conforme já noticiado pelo MT Econômico. Foram gerados, no Estado, 91.294 empregos apenas em outubro, segundo dados do Caged. Um número que poderia ser ainda maior, se houvesse mão de obra qualificada para preencher essas vagas. sendo esse um dos grandes problemas que o Estado vem enfrentando, encontrar mão de obra, seja ela qualificada ou não.
Diminuição de mão de obra
Para Fábio Granja, dois fatores são os responsáveis pela diminuição da mão de obra no mercado de trabalho. O primeiro, é a pandemia, muitas pessoas passaram a empreender durante 2020 e 2021, seja para complementar a renda ou porque perderam seus empregos. Já o outro motivo, é a parte da população que recebe algum auxílio do governo e que complementa sua renda mensal com algum ‘bico’ e acabam sentindo supridas em sua renda doméstica e acabam não buscando um trabalho formal.
Mais importante do que simplesmente oferecer o auxílio aos mais necessitados, é importante dar oportunidade de qualificação e encaminhamento profissional para que a população possa restabelecer sua dignidade e renda.
No ano de 2021, a CDL Cuiabá realizou o projeto Despertar, onde 5 mil pessoas passaram por lá. O projeto consistia em entregar uma cesta básica para os participantes mediante treinamentos de capacitação profissional e saíram com os currículos prontos e certificados, além de conhecer um pouco mais as ferramentas de trabalho que são utilizadas hoje em dia no mercado. Esse projeto foi citado por Fábio Granja durante a entrevista com o MT Econômico.
Impacto da pandemia no comércio
Além do comércio de Cuiabá, a pandemia gerou um impacto muito negativo para o comércio de uma forma mais ampla. Embora alguns setores tenham se sobressaído, no geral foi bem prejudicial. Especialmente porque até os dias de hoje, algumas empresas vêm pagando linhas de empréstimos realizadas durante o período pandêmico, visando manter os seus negócios e os empregos. Além disso, o ano de 2022, ocorreu o período eleitoral, que acaba impactando no comércio também, diante das incertezas dos consumidores. Outros fatores que contribuíram para o cenário desafiador foram: a Guerra entre Rússia e Ucrânia, a alta da inflação e a perda do poder de compra da população.
Os últimos três anos, não foram fáceis para ninguém. Nesse fim de ano, após o período eleitoral, as expectativas do comércio é que as vendas melhorem e pensando nisso, a CDL Cuiabá está realizando uma campanha de Natal junto aos lojistas.
Promoção Natal Premiado CDL
A Federação das CDLs de Mato Grosso (FCDL) está realizando neste fim de ano uma campanha de natal, com o intuito de atrair os consumidores. Através da pesquisa realizada pela CDL Cuiabá, foi identificado que cerca de 74% das pessoas gostam de participar de campanhas que envolvem premiações e 78,6% pretendem fazer compras de natal.
A campanha Natal Premiado CDL funciona de forma acumulativa. O consumidor que comprar, por exemplo, 20 reais em uma loja participante deve cadastrar a nota fiscal no site oficial da campanha e conforme for comprando em outras lojas, mais cupons poderão ser gerados. A cada 50 reais em compras, o cliente ganha um cupom para concorrer aos prêmios. O consumidor deve observar se a loja é participante da promoção. Ao todo já são 1.800 lojas que aderiram à promoção este ano em todo o Estado, principalmente na baixada cuiabana.
Clique aqui e veja mais informações sobre a campanha Natal Premiado MT
Confira no vídeo abaixo a entrevista completa com o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, e fique por dentro dos principais acontecimentos no comércio regional neste fim de ano
Matéria especial MT Econômico (liberada a reprodução desde que citada o link da fonte da matéria abaixo)
Link da matéria para reprodução: https://matogrossoeconomico.com.br/economia/comercio-de-cuiaba-deve-aquecer-as-vendas-apos-a-eliminacao-do-brasil-na-copa-do-mundo-entenda/)