Em reunião entre a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) e deputados estaduais foi apresentada uma proposta de qualificação profissional para 25 mil pessoas em 62 municípios do estado.
Na tarde desta segunda-feira (20.05), o presidente da Fiemt, Gustavo Oliveira, apresentou para a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva (MDB), o primeiro escopo de como seria esta parceria. Segundo o presidente, a Assembleia arcaria com os custos para qualificação de 12.500 e a Fiemt em contrapartida disponibilizaria mais 12.500 vagas.
“Os cursos são para suprir demandas de mercado já identificadas por um levantamento feito pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), existentes em 62 municípios. São cursos voltados para pessoas em vulnerabilidade social, com carga horária mínima de 160 horas, em que as pessoas vão poder empreender ou preencher vagas já existentes no mercado de trabalho. Ao todo serão disponibilizados 48 cursos nos mais variados segmentos, num total de 533 turmas”, explica Gustavo.
Segundo Janaina, o projeto será encaminhado para a Procuradoria da Assembleia Legislativa, que deve analisar a viabilidade e a legalidade deste tipo de parceria. “Temos em Mato Grosso uma demanda crescente por mão de obra qualificada. Existem vagas remanescentes no mercado de trabalho que não preenchidas pela falta de qualificação. Essa é uma excelente oportunidade para a Assembleia junto à Fiemt exercer essa função social”, finalizou.