O Shopping Estação Cuiabá cresceu 57% nas vendas até agosto de 2022. O bom desempenho do empreendimento, deve-se principalmente à região Centro-Oeste, que obteve 15,3% de crescimento médio no faturamento dos shoppings centers até julho deste ano. O resultado é o maior comparado com as demais regiões brasileiras, de acordo com dados divulgados na semana passada, pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
O MT Econômico entrevistou Laiza Muniz Carvalho, gerente de marketing do Shopping Estação Cuiabá para que ela pudesse falar um pouco sobre o cenário do shopping na época da pandemia e nos pós-pandemia, assim como a projeção de vendas para 2022 e as perspectivas de expansão para os próximos anos.
“O Shopping Estação Cuiabá é um exemplo dos shoppings que não foram tão afetados durante a pandemia”, segundo Laiza.
Ela acredita que um dos motivos do shopping não ter sido tão prejudicado durante a pandemia, é devido ao formato do empreendimento ser mais voltado ao público das classes A/B, e também por ser um projeto mais recente em Cuiabá, ainda em fase de novidade e maturação.
Segundo a gerente de marketing, o “Shopping Estação Cuiabá teve um crescimento de 57% até o mês de agosto deste ano. Considerando que no ano passado, o comércio teve cerca de três meses de restrição de funcionamento devido a pandemia, a expectativa para 2022 é um crescimento acumulado de 27% até dezembro”, ressalta.
De acordo com Laiza, o público do interior do Estado tem uma participação considerável no ticket médio do shopping. No ano passado, cerca de 20% dos visitantes do Estação Cuiabá foram do interior de Mato Grosso, segundo dados de pesquisa realizada pela gestão do empreendimento comercial.
Laiza aponta que os motivos desse crescimento são devido a diversidade de atividades que o local realiza. Segundo ela, o shopping oferece mais do que simplesmente lojas de compras e praça de alimentação, mas também, um espaço de convivência.
A gerente de marketing descreve o ambiente como “pilar de lazer e entretenimento” devido as programações existentes por lá, tais quais, o ‘Taste lab’ onde é possível encontrar uma diversidade de espaços gastronômicos, além dos eventos que costumam ser realizados nos ambientes interno e externo do shopping ao longo do ano. Outros pontos destacados são o espaço kids e o pet friendly. Laiza encerra alegando que como no Estação Cuiabá têm atividades e espaços que agradam toda a família, as pessoas costumam ficar mais tempo no local e revelou ainda, que o shopping pode ter novidades nos próximos anos, segundo o master plan do grupo BR Malls, principalmente pelo Shopping Estação Cuiabá ser uma das unidades com melhor desempenho entre os 31 shoppings do grupo empresarial.
Setor de Shopping Center no Centro-Oeste
O Centro-Oeste obteve melhor desempenho com relação ao crescimento médio nas vendas de shoppings centers, comparando as demais regiões do país. De acordo com os dados divulgados na semana passada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), essa região registrou um crescimento de 15,3% somente no mês de julho de 2022.
O ranking de desempenho no setor registrou os seguintes números percentuais: Centro-Oeste (+15,3%), Sul (+15%), Nordeste (+14,8%), Sudeste (+13,7%) e Norte (+9,3%).
A Abrasce realizou em parceria com o Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS) uma pesquisa para mapeamento do crescimento no setor comercial dos shopping centers no Brasil e o MT Econômico traz nessa matéria especial um pouco mais sobre o setor.
De acordo com a entidade, os shopping centers no país registraram um crescimento médio de 14,1% nas vendas de julho, com relação ao mesmo mês do ano anterior. Quanto ao desempenho no período pré-pandemia, as vendas de julho obtiveram uma alta de 17%, sendo este, o terceiro crescimento consecutivo mensal no ano de 2022.
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Impacto da pandemia nos shoppings centers
Em 2020, o comércio teve seus maiores desafios, funcionando prioritariamente os serviços essenciais e alguns estabelecimentos comerciais, segundo regras específicas de cada município. No Brasil, foi decretado o lockdown aproximadamente em abril de 2020 e com isso, os shoppings e comércios varejistas em geral, tiveram uma queda acentuada no faturamento, registrando -33,2%, conforme gráfico abaixo, da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
Resiliência do setor
No final de 2020, a Abrasce também divulgou os dados coletados através de estudos realizados do segmento no cenário de pandemia, após os shoppings voltarem a abrir as portas, em meados daquele ano.
Apesar das dificuldades no comércio, devido ao isolamento social e lockdown, o ticket médio em 2020, em relação ao ano de 2019, obteve uma diferença considerável, quando comparamos o consumidor de lojas de shopping, com quem costuma comprar em lojas de rua. Nas vendas para o Dia dos Namorados, conforme gráfico a seguir, a data comercial registrou 59,4% de elevação no ticket médio dos clientes, enquanto as lojas de rua mantiveram uma média estabilizada no gasto dos consumidores.
Média de gastos do consumidor
O ticket médio de vendas nos shoppings foi de R$122,62, enquanto nas lojas de rua, o consumidor gastou em média R$ 87,61 nas suas compras.
Essa alta no setor ocorreu devido à flexibilização das medidas sanitárias, já que, somente no Brasil há um total de 172 milhões de pessoas totalmente vacinadas contra o Coronavírus, de acordo com o monitoramento da Our World In Data. Outro fator é a comodidade dos shoppings para os consumidores realizarem suas compras: estacionamento, ambiente climatizado e melhor segurança.
Somente em julho de 2022, segundo pesquisa publicada recentemente pela Abrasce, foi registrado uma alta de 23,4% nas vendas com relação ao mesmo período de 2021, de acordo com os Dados do Mais Fluxo e IPEC.
Na avaliação do presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Glauco Humai, os índices de confiança do consumidor divulgados recentemente mostram um certo alívio por parte dos frequentadores, o que traz perspectivas otimistas para os empreendimentos.
“O arrefecimento da inflação, melhoras nas vagas de emprego e outras medidas governamentais acabam impactando favoravelmente na intenção de compra do consumidor. Aliado a isso temos a crescente recuperação no fluxo de visitantes, o que colabora para as estimativas positivas em relação ao segundo semestre, marcado por importantes datas comemorativas, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, essa última, a data comercial mais importante para o varejo”, afirma o executivo.
Ouça o áudio da entrevista na íntegra abaixo
Entrevista de Alessandro Torres com Laiza Muniz Carvalho – Gerente de Marketing Shopping Estação Cuiabá. Texto Isadora Sousa sob supervisão e edição de Alessandro Torres
OUÇA O ÁUDIO COMPLETO DA ENTREVISTA ABAIXO
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