Uma boa notícia para a promissora cidade do norte do estado, Sinop, MT. A cidade está recebendo investimentos na ordem de R$ 4 milhões para a instalação de uma unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Segundo a prefeita da cidade, Rosana Martineli o investimento vai impulsionar a qualificação profissional de Sinop. "O investimento é valioso, principalmente para as pessoas que precisam de capacitação”, destacou.
A previsão de inauguração da unidade é em setembro deste ano, mês de aniversário da cidade.
Unidade em Sinop
A capacidade para atendimento é estimada, em média, em 500 pessoas por dia. O terreno onde o Sesc funcionará localiza-se à Avenida Bruno Martini, sentido Aeroporto, e foi doado pelo Poder Executivo, em 2013. Em Sinop, será explorado o conceito de unidade parque, a exemplo de outros modelos em operação no Brasil, no sistema de contêineres em formato de espaços multiusos, também com a realização de atividades ao ar livre e nas unidades móveis do Sesc (BiblioSesc e OndontoSesc).
Para o mês de março iniciam-se os trabalhos em dois eixos. No primeiro deles, a “instalação de contêineres para suporte operacional e administração da unidade Sesc, espaço de convívio e aprendizagem que possibilite interações do público, prioritariamente os trabalhadores do comércio de bens, serviço e turismo e seus familiares, bem como a comunidade como um todo, a partir de programações e atividades nos programas desenvolvidos pelo Sesc (lazer, saúde, esporte, educação, cultura e assistência) e adequação do espaço existente, com paisagismo, jardinagem, pista de caminhada e equipamentos esportivos compatíveis.
Em seguida, a implantação da unidade Senac, que contempla a formação técnica profissionalizante por meio de cursos ofertados à população, também instalados em contêineres em formato de sala de aula e suporte administrativo.
O Sesc Sinop ofertará atendimentos em cinco grandes programas e cujos objetivos são possibilitar o desenvolvimento integral dos indivíduos. Nesta premissa estão listados trabalhos de referência em assistência social, oferta de programações culturais e de lazer, ações educativas formais e informais, práticas esportivas, disponibilização de espaços qualificados para o encontro, intercâmbio e o afeto.