Com o Natal se aproximando, os brasileiros já estão se preparando para as compras, e um levantamento realizado pelo Cuponomia revelou detalhes importantes sobre os hábitos de consumo para este fim de ano. A amostra, realizada com mais de mil usuários cadastrados no site, reflete não só o desejo por presentes, mas também como o consumidor está cada vez mais atento a estratégias para economizar, como o uso de cupons de desconto e cashback.
Com 75% dos entrevistados afirmando que planejam fazer compras para o Natal, o levantamento revela um quadro de expectativa positiva. Ao contrário, 25% dos consumidores disseram que não pretendem gastar com presentes ou outros produtos nesta data. O número reflete uma intenção consolidada de celebrar a data com presentes e produtos que atendem às necessidades da família, do lar e de momentos de lazer.
Entre as categorias mais desejadas, moda e acessórios se destacam, com 46% dos entrevistados apontando essas opções como as preferidas para o Natal. Eletrodomésticos surgem em seguida, com 30%, seguidos por itens de maquiagem e beleza (27%). Outras categorias que também se destacam incluem eletrônicos (25%), informática (24%) e decoração (24%), além de brinquedos e produtos infantis (23%)
“O Natal deste ano será marcado por um foco no bem-estar e na funcionalidade, com os consumidores priorizando produtos que melhorem a qualidade de vida, como moda e eletrodomésticos. Isso mostra uma mudança de foco, com as pessoas buscando também conforto e praticidade dentro de casa”, comenta Ivan Zeredo, diretor de marketing do Cuponomia.
CUPONS DE DESCONTO E CASHBACK – Os dados do levantamento revelam que os consumidores estão cada vez mais atentos às oportunidades de economizar. No total, 97,9% dos entrevistados planejam utilizar cupons de desconto durante as compras de Natal, e 88,3% irão recorrer ao cashback, uma forma de recuperar parte do valor gasto.
“Os consumidores brasileiros estão mais informados e buscam cada vez mais formas de aproveitar as melhores ofertas. O uso de cupons de desconto e cashback mostra que o consumidor online está se tornando mais consciente sobre como maximizar seu poder de compra, especialmente em períodos de festas”, afirma Ivan Zeredo.
E-COMMERCE CONTINUA PREDILETO – Quanto aos canais de compra, o e-commerce continua a ser a principal escolha dos consumidores. A pesquisa mostrou que 72% dos entrevistados pretendem utilizar smartphones para suas compras, enquanto 63% devem recorrer ao computador. Embora o comércio digital lidere, 26% dos consumidores ainda preferem comprar em lojas físicas, e 3% indicaram a preferência por tablets para realizar suas compras.
“O e-commerce segue forte como o principal canal de compra, mas ainda vemos uma presença significativa das lojas físicas, mostrando que, para uma parte dos consumidores, a experiência de compra presencial continua sendo um diferencial importante”, observa Zeredo.
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