Desde o dia 11 de março que técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estão percorrendo as usinas de cana-de-açúcar no estado de Mato Grosso, para levantar dados do encerramento da safra 2018/19 e início do ciclo 2019/20.
Durante o trabalho que termina no dia 17 de março, serão realizadas visitas para levantamento de informações sobre a área cultivada e a produção de etanol e açúcar. Os técnicos verificam a influência do clima e também avaliam as condições gerais das lavouras, tratos culturais, além de discutir questões mercadológicas sobre a commodity.
O processo de acompanhamento da safra é realizado com o objetivo de abastecer o governo federal de informações e conhecimentos relevantes, que auxiliem para a tomada de decisões nas políticas públicas voltadas para o setor. Também tem em vista o apoio aos agentes na tomada de decisões, dada a sua importância estratégica e econômica para o mercado. Os resultados desta pesquisa serão divulgados no 4º Levantamento da Safra 2018/19, no dia 23 de abril, pelo site da Conab, junto com as informações da cana-de-açúcar em todo o país.