Como a maioria do comércio prorrogou os descontos referente ao Dia Mundial do Consumidor que foi celebrado na última sexta-feira (15), o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil Seção Mato Grosso (IEPTB-MT) alerta os consumidores sobre a importância de compras conscientes para evitar o inadimplemento.
“Muitas promoções foram feitas e inúmeras lojas estenderam os descontos visando captar clientes e aumentar o faturamento com a venda de produtos e serviços. Muitas vezes, por impulso, compramos algo que não precisamos e, dependendo de algumas situações, acabamos nos endividando, tendo essa dívida grande chance de ser protestada junto aos cartórios. Por isso, ainda que os preços realmente sejam atrativos, o Instituto de Protesto aconselha todas as pessoas a se planejarem e comprarem o que realmente precisam”, destaca a presidente do Instituto, Velenice Dias de Almeida e Lima.
Ela acrescenta que o título ou documento de dívida protestado impede a pessoa e também empresas inadimplentes de conseguirem empréstimo, financiamento, participarem de processos licitatórios, dentre outras restrições. “Uma das grandes vantagens do protesto extrajudicial de títulos e documentos de dívidas é a gratuidade do procedimento e a ausência de prescrição da dívida, ou seja, o credor não precisa pagar nada para os cartórios (as despesas ficam por conta do devedor) e o débito fica registrado até o efetivo pagamento, independentemente da quantidade de anos que se levar para isso. Importante destacar que, por ser gratuito, os credores (pessoas físicas e jurídicas) estão cada vez mais se utilizando do protesto para recuperarem seus créditos, até mesmo porque esse procedimento é amparado pela Lei 9492/97, fiscalizado pelo Poder Judiciário, célere, eficaz e seguro. Portanto, é de fundamental importância que os consumidores consigam equilibrar os orçamentos para não correrem o risco de terem prejuízos”, finaliza Velenice Dias.