O setor automotivo, tanto nas fábricas quanto nas concessionárias e oficinas, é predominantemente masculino. Contudo, a história vem mudando e a presença das mulheres no segmento é cada vez maior e o cenário que se forma inclui muito mais mulheres em cargos de liderança. Elas ocupam 37,4% dos cargos de liderança no Brasil, diz a última pesquisa de “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Especialistas afirmam que a dedicação das mulheres é um dos fatores para a crescente presença delas no setor automotivo. “Elas são multifuncionais, trabalham melhor em equipe, são colaborativas e intuitivas. O mundo do automóvel está evoluindo e temos o desafio do cenário ser cada vez mais digital. As mulheres se adaptam bem às mudanças”, diz Edson Maia, diretor do Grupo Saga, e diretor da Fenabrave Regional Mato Grosso.
Segundo a gerente comercial da Estação Renault – Grupo Saga, Hellen Orranna, os desafios profissionais das mulheres fazem parte do cotidiano. “Todos os dias são de superação, muito aprendizado e evolução. O segmento automotivo ainda é bastante masculino e, muitas vezes, precisei fazer duas vezes mais que meus colegas. Ser inspiração para outras mulheres me deixa e motivada para continuar mostrando que somos, sim, capazes de conquistar nosso espaço”, pontua.
Recentemente, uma pesquisa da “Harvard Business Review”, divulgada pela imprensa, destacou que as mulheres em cargos de liderança mostraram mais eficiência na pandemia provocada pelo novo coronavírus. Conforme o estudo, as mulheres foram avaliadas de forma mais positiva que os homens em 13 das 19 competências gerais de liderança e possuem mais habilidades interpessoais, como por exemplo, colaboração, atuação em equipe e motivação.
Ainda sobre a abertura de espaço para mulheres, Nádia Macanham, gestora de Desenvolvimento Humano no Grupo Rota Oeste – Concessionárias Scania e John Deere Construction – avalia que o mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico, exigindo profissionais com agilidade e pensamento divergente, capazes de lidar com as mudanças e ambiguidades. Nesse novo contexto, a diversidade ganha espaço e a contribuição feminina em diversas posições, que anteriormente eram ocupadas por homens, ganham destaque, principalmente na liderança. “Percebo que as empresas estão mais abertas e dispostas a promoverem práticas de equidade nas oportunidades e buscam dar visibilidade aos seus talentos femininos”, destaca Nádia.
Hoje soa natural que, pelo menos, 1/3 dos cargos de liderança nas concessionárias já pertencem às mulheres e soa natural dizer que elas também possuem poder de decisão de compra. Há uma estimativa de que as mulheres influenciam diretamente na compra de 80% de todos os veículos vendidos e que são responsáveis por 50% das compras de novos veículos. Ou seja, foi-se o tempo em que os homens lideravam a compra de carros. Em algumas concessionárias, o percentual chega a 60%.
PODER DE COMPRA – Segundo a diretora de vendas Mirela Haddad Malouf, o mercado era 100% masculino e hoje as mulheres também têm o poder de compra. “As mulheres ganharam total independência financeira e poder de compra. São empoderadas e ativas no mercado de trabalho. Junto, conquistaram a independência na escolha do carro. E sozinhas compram carros, sem receios”, opina.
Para comprovar que entende do assunto, cita os atributos que busca ao adquirir um veículo. “Tenho duas filhas e penso na segurança em primeiro lugar. Se tem airgbag, bom espaço interno, espaço no porta-malas, desempenho do motor do carro, quilômetros por litro, se tem boa performance na estrada, se é confortável, como é o acabamento interno, se tem design moderno e arrojado. Também considero os acessórios.
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