Calor e grande demanda por energia fazem de Mato Grosso um lugar perfeito para expansão dos sistemas de auto-geração de energia, especialmente, a fotovoltaica, por meio de usinas solares. Cuiabá a terceira capital do Brasil em instalação de kits de energia solar, e demonstra o potencial e as oportunidades de negócio nesta área no Estado.
Segundo levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), somente nos primeiros oito meses deste ano, Mato Grosso registrou mais de 23 mil novas instalações de sistema de energia solar em seu território.
Mato Grosso está entre os 10 estados com maior potência outorgada de energia solar pela Aneel, de 21,9 megawatts (MW). Atualmente, o Estado possui 318 empreendimentos solares fotovoltaicos em operação e outros 38 projetos em andamento. Os dados são do Sistema de Informações de Geração da Agência.
Cerca de 94% da energia produzida no Estado são de fontes renováveis: hídrica (com as usinas hidrelétricas e as pequenas centrais hidrelétricas), de milho e bagaço de cana, energia solar e outras fontes primárias como resíduos orgânicos.
Mato Grosso conta com aproximadamente 500 empresas que prestam serviços no segmento, em sua maioria são pequenas empresas.
Como já divulgado pelo MT Econômico, Mato Grosso registrou em agosto a maior carga já medida em 23 anos, chegando ao pico de 2.2 gigawatts de demanda máxima distribuída no ano. Os números são da Energisa, concessionária local.
Para se ter uma ideia, em 2020 quando o Estado enfrentou a maior seca em 60 anos e uma onda de queimadas que devastou o Pantanal, o maior pico de consumo de energia foi registrado em outubro, com 2.0 gigawatts de demanda máxima distribuída no ano.
PARCIAL – A geração de energia elétrica no Brasil cresceu 1,1% (68.639 MWmed) na primeira quinzena de setembro, na comparação com igual período do ano passado. A informação consta no boletim InfoMercado Quinzenal, divulgado pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).
Destaque para as usinas fotovoltaicas centralizadas, que cresceram 42,5% (2.657 MWmed) no período. Até setembro, foram adicionados 3 GW de potência de energia solar centralizada na matriz elétrica brasileira, um incremento recorde. Em 2022, por exemplo, o acréscimo no ano todo foi de 2,5 GW.
No total, o Brasil tem 10,3 GW de capacidade solar centralizada em operação. A produção hidrelétrica somou 43.570 GW médios, aumento de 2,4% considerando a mesma base de comparação. As gerações das usinas eólicas (13.310 MWmed) e térmicas (9.102 MWmed) caíram, respectivamente, em -3,3% e -6,3%.
CUIABÁ SOLAR EXPO – Para apresentar as novidades do setor e oferecer capacitação aos profissionais que atuam na área, a ‘2ª edição da Cuiabá Solar Expo’ – Feira de Energia Solar Fotovoltaica, que começa amanhã (5) e vai até domingo (8), terá palestra gratuita que abordará as questões de geração e armazenamento de energia solar, além das oportunidades de negócios no segmento.
“Mato Grosso é o quinto estado em potência instalada em sistema solar fotovoltaico, e Cuiabá ocupa a terceira posição no ranking das capitais nacionais em instalação. Esses dados demonstram a oportunidade de trazer novidades e tendências do setor e mostrar para o empreendedor o que está acontecendo no mercado”, explica o responsável técnico e palestrante Merivaldo Britto, que comandará a palestra ‘Integrador 4.0’, que abordará temas como geração e armazenamento de energia solar, as oportunidades de negócio e o potencial da energia solar no Estado.
De acordo com a organizadora da ‘Cuiabá Solar Expo’, Alcimar Moretti, o segmento da energia fotovoltaica é considerado recente e pouco explorado, o que segundo ela potencializa o crescimento de empresas no setor. “Atualmente, Mato Grosso conta com aproximadamente 500 empresas que prestam serviços no segmento, em sua maioria são pequenas empresas. O aumento na procura pela tecnologia abre oportunidades para o crescimento do segmento, e estar por dentro das novidades e tendências pode fazer a diferença para o empreendedor na hora de fechar negócio com um consumidor em potencial”, pontuou.
INFORMAÇÕES DO EVENTO
O que: “Cuiabá Solar Expo”, na Feira do Empreendedor do Sebrae
Quando: De 05 a 08 de outubro
Onde: Centro de Eventos do Pantanal
Horário: Das 14h às 22h
Informações: https://www.even3.com.br/cuiaba-solar-expo-385522/ ou Instagram @cuiabasolarexpo e pelo WhatsApp 65 9932-7201