A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) convidou o deputado estadual Dr. Leonardo (PDT) para ser padrinho do curso de medicina. A instituição espera apoio para articular novos laboratórios, equipamentos e materiais, visando a melhoria do ensino. O desafio foi aceito pelo parlamentar, "sei que estruturando o curso de medicina, outros cursos da área de saúde, como enfermagem, biologia, também serão beneficiados" disse o deputado.
Será criado um grupo de trabalho, composto pela reitoria e professores do curso de medicina da Unemat, juntamente com seus assessores, para levantar todas as necessidades que o curso precisa. Os investimentos serão feitos através de emendas parlamentares, bem como recursos do governo do Estado, que o deputado vai articular.
"Sabemos da necessidade de se formar bons médicos, e para isso, é necessário uma boa qualidade de ensino. Dando suporte ao curso de medicina, outros também serão contemplados e assim formaremos ótimos profissionais da saúde, o que resultará em benefícios à população", destacou.
Ele pontuou a necessidade de criar um "Ambulatório Escola", no hospital O Bom Samaritano, onde os alunos atuarão na área de dermatologia, no tratamento de doenças infectocontagiosas e doenças de pele, como por exemplo, a hanseníase. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde, Mato Grosso aponta em primeiro lugar dentre os estados brasileiros com maior índice da doença e Cáceres é considerada uma cidade hiperendêmica, mais de um caso para cada 10 mil habitantes.
Além disso, Dr. Leonardo lembrou o "Hospital Escola", um projeto que leva os alunos para atender nas unidades de saúde. Ele destacou a necessidade de colocar os acadêmicos mais presentes nas unidades de saúde de Cáceres. "Vamos reforçar essa questão, pois além de trazer mais conhecimento prático ao estudante, também auxilia os hospitais nos atendimentos", salientou.