A Energisa Mato Grosso subiu para terceiro lugar no ranking das melhores concessionárias de grande porte do Brasil, quando se trata da duração e a frequência das interrupções de energia.
Os dados fazem parte de um levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel e refere-se ao resultado de 2018.
Para fazer o ranking, a Aneel avaliou todas as distribuidoras do País entre janeiro e dezembro de 2018 com base nos indicadores de DEC (mede quantas horas dura uma interrupção) e FEC (mede quantas vezes o cliente ficou sem energia). Em relação ao DEC, a empresa evoluiu 18% no último ano, enquanto o FEC apresentou uma evolução de 27% de melhoria. Ou seja, de forma geral, os clientes passaram a ficar menos tempo sem energia elétrica em casa.
Com 1,4 milhão de clientes, a Energisa já investiu mais de dois bilhões em melhoria e modernização da rede elétrica, com uma média de R$ 557 milhões por ano. Para 2019, a empresa anunciou mais R$ 604,8 milhões em investimentos no Estado, em obras para aumentar a confiabilidade do sistema elétrico e a capacidade instalada, melhorar a estrutura de atendimento, entre outras ações.
Apesar da melhoria, a energia elétrica em Mato Grosso ainda é o serviço essencial mais reclamado no Procon estadual, conforme publicado anteriormente aqui pelo MT Econômico.