O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF/MT, José Wenceslau de Souza Júnior, recebeu, ontem, representantes de entidades governamentais que assistem pessoas com deficiência para dar continuidade ao projeto de qualificação profissional que será oferecido às pessoas com deficiências para melhor inserí-las no mercado de trabalho.
Na ocasião, os representantes da Fecomércio/MT, o superintendente Igor Cunha, o diretor regional do Sesc e Senac no Estado, Carlos Rissato, e os conselheiros Kassio Catena (Sincovaga/MT) e Eduardo de Souza Maria (SRTB/MT), alinharam detalhes para melhor execução do projeto. Entre as medidas, está a oferta de cursos profissionalizantes por meio do Senac/MT, disponibilizando, assim, esses profissionais às empresas que possam estar irregulares perante à legislação.
A iniciativa visa atender empresários do Estado que necessitam cumprir a Lei federal nº 8.213/91 – que estabelece normas de cotas para PcD nas empresas -, já que a grande maioria tem enfrentado dificuldades para encontrar profissionais com algum tipo de deficiência, independentemente do seu porte e do quadro de funcionários.
Para Wenceslau Júnior, a qualificação profissional e a inclusão social podem contribuir para que essas pessoas sejam inseridas ou reinseridas à sociedade com maior otimismo. “Além de atender ao que estabelece a lei, nosso intuito é ampliar a possibilidade de trabalho e renda desses profissionais para que tenham melhores condições de empregabilidade e, com isso, consigam ganhar mais, contribuindo com suas famílias e se tornando menos dependentes do governo”, explicou.
Pela parte do Senac em Mato Grosso, o diretor da entidade afirmou que o Sistema Comércio está focado na qualificação profissional de todos os interessados em buscar uma vaga no mercado de trabalho. “Estamos 100% interessados em trabalhar com esse público, ofertando os cursos necessários para atender toda a área do comércio em geral no Estado”, afirmou Rissato.
Para a representante do Estado, a conselheira estadual de Defesa do Direito da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc/MT), Jandira Andrade, destacou a necessidade de se colocar em prática o projeto em todo Estado. “As pessoas com deficiências precisam ser inseridas nas empresas nos 141 municípios de Mato Grosso. Com a atuação do Sistema Comércio e com os processos se desenrolando, com certeza este projeto terá êxito”.
Leia mais: Qualificação profissional é estratégica para retomada da economia mato-grossense