A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou dados que apontam uma leve retração no número de veículos emplacados durante o mês de novembro. Com três feriados em Mato Grosso, novembro encerrou com 9.075 unidades emplacadas, contra 9.571 em outubro. Apesar da queda mensal de 5,18%, o resultado revelou um aumento de 6,95% em comparação com novembro de 2022.
A redução no número de dias úteis foi um fator significativo nesse cenário que se repetiu em outros estados como São Paulo, por exemplo, que registrou apenas 19 dias úteis, em comparação aos 21 de outubro. Esta variação afetou diretamente os emplacamentos, evidenciando-se principalmente nos segmentos de automóveis e comerciais leves.
Manoel Guedes, presidente da Fenabrave Regional Mato Grosso, destaca que, apesar dessa queda mensal, o saldo é positivo. “Sem os feriados, o resultado poderia ser ainda melhor. Além disso, fatores como a diminuição das taxas de juros, a melhora no ambiente de crédito para o setor automotivo, e maior número de pessoas empregadas”, avalia Guedes.
DESEMPENHO POR SEGMENTO – O de automóveis e comerciais leves tem se mantido acima do volume médio de 2022 e, em novembro, foram beneficiados com a melhora do crédito e com a redução das taxas de juros para financiamentos. Pequenas mudanças, como taxas de juros mais atraentes ou uma menor restrição na liberação dos financiamentos, por exemplo, fizeram diferença nos volumes emplacados.
A redução dos índices de desocupação da população também impacta na confiança do consumidor e instituições financeiras.
Leia também: Vendas de veículos zero KM ainda não deslancharam em MT e vão na contramão do País
Automóveis caiu 3,84%, mas no acumulado do ano, segue o resultado de 2022 ao apresentar aumento em 11 meses de 0,79%. Foram comercializados em novembro 3.638 unidades e em outubro 4.145, enquanto que de janeiro a novembro somam-se 40.411 unidades.
Para o segmento de caminhões e ônibus o ano foi desafiador. O custo do crédito começa oferecer espaços para melhores volumes de vendas. Os bancos das montadoras têm ofertado taxas de juros abaixo de 1% para facilitar o financiamento de caminhões, o que traz perspectivas mais otimistas para o setor, principalmente, em 2024. Mas o resultado ainda está longe de ser positivo em relação a 2022.
Os emplacamentos de caminhões e ônibus, com 346 unidades em novembro, caíram 6,74% em relação a outubro (371 unidades). No ano, a soma de 11 meses 3.862 unidades. No mesmo período do ano passado, alcançou-se 5.552 unidades, o que nos leva uma queda acumulada de 30,44%.
Os implementos rodoviários tiveram alta no mês (+10,22%) e um salto de +51,29% na comparação com novembro de 2022. No ano, o registro é de queda de -15,22%.
As motocicletas mantêm bons resultados no ano (20,22%), e em outubro cresceu levemente (+0,20%). Em novembro foram comercializadas 4.048, sendo 8 a mais que o comercializado em outubro.