Em respeito à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de Cuiabá e Várzea Grande, o comércio em geral nos dois municípios não deve funcionar hoje, 1º de maio, data em que é celebrado o Dia do Trabalhador, feriado nacional. Essa é mais uma data em que as atividades comerciais estão suspensas, conforme acordado entre os sindicatos patronais (dos empresários) e o laboral (dos funcionários).
No entanto, a Fecomércio/MT orienta que para determinadas categorias, as regras aplicadas são diferentes. No caso dos supermercados, restaurantes e farmácias, o empregador poderá abrir o seu estabelecimento, mediante a concessão de folga compensatória ou pagamento da hora trabalhada em dobro no dia para o trabalhador.
Já as instituições bancárias e administrações públicas municipais e do estado não haverá expediente no feriado, com exceção das atividades consideradas essenciais.
A CCT também proíbe a abertura das lojas em outras quatro datas no ano: Dia de Finados (2 de novembro), Natal (25 de dezembro), Confraternização Universal (1º de janeiro) e Sexta-feira Santa.
Para os demais municípios do estado, a Fecomércio-MT recomenda que sejam observadas as convenções coletivas de trabalho das respectivas cidades quanto à autorização de abertura nesta data.
ABRE E FECHA – Em razão do Dia do Trabalhador, os órgãos públicos não terão expediente. As atividades serão retomadas normalmente na sexta-feira (2), exceto nas escolas, pois, conforme definido em calendário escolar, não haverá aulas. Os feriados e pontos facultativos de 2025 foram definidos no decreto 10.775 publicado na Gazeta Municipal no dia 19 de dezembro de 2024.
Neste feriado, os atendimentos nas UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) e Policlínicas estão mantidos, exceto em postos de saúde.
O Serviço de Atendimento de Urgência (Samu), o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e a Central Estadual de Transplante trabalham normalmente no feriado.
Também serão mantidas as atividades da defesa civil, fiscalização e orientação do trânsito.
Estarão fechados durante a quinta-feira o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac), o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidades (Cermac), o Hemocentro e a Farmácia Especializada de Alto Custo.
O expediente destas unidades de saúde será retomado normalmente na sexta-feira (2), a partir das 8 horas.
O comércio de rua e lojas de shoppings não irá funcionar. Conforme a Fecomércio-MT, a medida segue a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
As agências bancárias e casas lotéricas não abrem para atendimento ao público no Dia do Trabalhador.
Nos shoppings de Cuiabá, só as praças de alimentação irão funcionar no período das 11h às 22h.
Todas as unidades do Ganha Tempo estarão fechadas, retornando somente na sexta-feira (2).
Quer acompanhar as principais notícias de Economia, Política e Negócios de Mato Grosso? Clique aqui e entre no grupo