O fim de ano abrange o principal período de vendas para o varejo brasileiro, trata-se do Natal que somado com a Black Friday fecham sempre os anos com muitas oportunidades de negócios para os mais diversos setores produtivos da economia.
Em função disso, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), através do seu Núcleo de Inteligência de Mercado, realizou uma pesquisa no período de 26 de outubro a 08 de novembro, com objetivo de entender o comportamento de compra de consumidores mato-grossenses para esse período e contribuir com informações relevantes para as equipes de marketing e comerciais das empresas planejarem bem as suas estratégias de vendas. Do total de entrevistados, 73,2% relataram que pretendem realizar compras neste fim de ano, tendo como principais motivos o presentear familiares com 44,1%, seguido pelo se presentear com 28,4%, além de compras de produtos para casa (18,4%), presentear amigos (5,4%) e outros (3,7%).
No total foram entrevistadas 600 pessoas distribuídas nas principais cidades do Estado de Mato Grosso. Foram 26,1% na faixa etária de 18 a 26 anos (Geração Z); 44,3% de 27 a 41 anos (Geração Y); 22,3% de 42 a 56 anos (Geração X) e 7,3% de 57 a 77 anos (Baby booberns). Do total destacamos que 65% são do sexo feminino e 34,5% do masculino. A média de filhos foram 02 e a renda familiar ficou em R$ 7.227,24.
Dentre os locais preferidos de compras, estão as lojas no centro da cidade com 51,8%, internet (e-commerce) com 24,7%, seguido pelos shoppings center (10,3%), lojas próximas nos bairros onde mora (6,3%) e outros (6,9%).
Outro dado importante que mostra o quanto promete movimentar a economia neste fim de ano, foi que 72,5% relataram que participarão de confraternizações, sendo que 94,5% destes disseram que essas comemorações serão na própria cidade que reside. Além disso, 47,8% participarão de brincadeiras de amigo oculto.
Em relação a Black Friday, que segue por esse final de semana, 57,4% dos mato-grossenses confirmaram que pretendem fazer compras. Sendo que a média de produtos adquiridos ficará em três que somam um gasto médio de R$ 2.106,09. Importante destacar que 46,8% disseram que pretendem gastar mais que no ano passado. Dentre os itens mais procurados, destacaram-se 25,6% eletrodomésticos, 25% roupas e calçados, 18,5% eletrônicos/celulares e smartphones, 9,5% móveis em geral, 5,8% produtos de beleza (perfumes/cosméticos), 3,4% brinquedos/pelúcias, 3,2% acessórios, 2,4% itens para casa e outros (6,6%). Em muitas lojas, a Black deve seguir até o final deste mês.
Entidades do comércio lançam mais uma edição da campanha “Natal Premiado CDL”
Para o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, existem muitos produtos em promoções durante a Black Friday, principalmente os de lojas de eletrônicos, eletrodomésticos e móveis. “Para esses segmentos empresariais a Black Friday tornou um segundo natal, até porque 49,7% dos consumidores relataram que procuram aguardar a chegada desse período para comprar principalmente esses produtos”, afirmou.
COMPRAS DE NATAL – Para o principal momento em vendas do varejo, o Natal, 78,7% dos entrevistados afirmaram que pretendem fazer compras. Os presenteados serão os filhos(s) e mães com 19,7% cada, seguidos dos pais com 17,1%, 14,2% esposo (a), 8,8% sobrinho (s), 5,6% irmão (ã) e entre outros familiares e amigos.
O valor gasto será maior para 34,7%, sendo R$ 1.002,61 em média para a compra de seis presentes. Dentre os itens mais procurados ficam como destaque as roupas e calçados (43,6%), seguidas pelos brinquedos/pelúcias (18,6%), produtos para beleza (perfumes/cosméticos) 14,5%, acessórios (6,8%), celulares/smartphones/eletrônicos (4,6%), entre outros.
Conforme o superintendente ainda, “ao analisar todos os dados coletados com os seus devidos cruzamentos somados com o cenário econômico ocorrido durante o ano, a expectativa de crescimento fica em aproximadamente 15%. Com isso, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso juntamente com a CDL Cuiabá e outras do estado, organizaram uma mega campanha de prêmios que permitirá principalmente as lojas físicas a gerarem uma ótima estratégia de atração de clientes para dentro das suas empresas e aproveitar esse excelente período de vendas”, disse Granja, reforçando que a pesquisa indicou ainda que 74,2% dos entrevistados falaram que gostam de concorrer a prêmios e 70% consideram como fator decisivo na hora de fazer compras a participação em sorteio de prêmios.