Pesquisa de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário do primeiro trimestre de 2019, realizada pela Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura e divulgada essa semana, aponta que o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande (MT), alcançou a nota de 4,35 pontos e superou a meta do governo Federal.
O terminal foi avaliado na categoria até 5 milhões de passageiros por ano e também ficou acima da média entre seus concorrentes (4,34). Isso representa um crescimento de 4,8% em relação ao mesmo período de 2018. A avaliação considerou 32 indicadores, sendo 31 de processos aeroportuários e um de satisfação geral. O Marechal Rondon alcançou meta positiva em 75% dos indicadores pesquisados. Nos quesitos tempo de fila na inspeção de segurança e cordialidade e prestatividade dos funcionários do check-in, o aeroporto alcançou as pontuações de 4,72 e 4,70, respectivamente.
Outros indicadores de destaque foram a qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagem (4,62), tempo de fila no check-in – autoatendimento (4,60), cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança (4,58) e limpeza geral do aeroporto, tempo de fila de check-in (balcão) e velocidade de restituição de bagagem com 4,54 cada.
Acima da média geral da sua categoria, o Marechal Rondon obteve ênfase em: qualidade da informação prestada pela cia aérea (4,51), facilidade de desembarque no meio-fio (4,42), confiabilidade da inspeção de segurança (4,42), conforto térmico do aeroporto (4,42), disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,38) e integridade da bagagem (4,36).
O Marechal Rondon foi o terminal brasileiro mais pontual da América Latina em março, segundo o ranking da FlightStats, uma das principais provedoras mundiais de serviços de dados para o setor de viagens e turismo.
No terceiro mês do ano, o terminal ficou em segundo na categoria aeroportos regionais e em terceiro na categoria geral do ranking de 48 aeroportos. Dos 1.138 voos do mês, o terminal atingiu pontualidade em 91,27%. Com capacidade para atender 5,6 milhões de passageiros ao ano, o terminal recebeu 3,03 milhões de viajantes em 2018, 5% a mais em relação à 2017, quando foram contabilizados 2,9 milhões.
Atualmente, operam no terminal as companhias aéreas Avianca, Azul, Gol, Latam e Asta, que ligam a cidade a destinos como Brasília (DF), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Vilhena, Ji-Paraná e Porto Velho (RO), Belém (PA), Rondonópolis, Tangará da Serra, Juína, Juara, Sorriso e Alta Floresta (MT), Guarulhos, Congonhas, Campinas e São José do Rio Preto (SP).