O etanol hidratado comercializado, em Mato Grosso, segue apresentando a maior competitividade quando comparado à gasolina, no País. Ainda que tenha havido majoração dos preços do litro nas bombas na passagem de setembro para outubro, o biocombustível lidera na chamada ‘relação 70/30’, se mostrando o mais viável sob o ponto de vista financeiro.
Conforme levantamento realizado em todas as unidades da Federação pelo Motor Show, em Mato Grosso – já considerando dados da última atualização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o valor médio do litro do etanol em R$ 3,01 representa 61% da média à gasolina no Estado, que fechou a semana passada a R$ 4,93. O percentual é o menor do Brasil, conforme o ranking da Motor Show.
Conforme a ANP, o preço médio, em Mato Grosso, ao biocombustível passou de R$ 2,97 na semana terminada no último dia 8, para média de R$ 3,01 na semana finalizada no último dia 15. Mesmo com a alta semanal de 2,73%, o preço médio do etanol no Estado se mantém o menor do País. Esse movimento de alta, especialmente em postos de Cuiabá e Várzea Grande, teve início na virada do mês, conforme registros do MT Econômico. Essa semana alguns postos reduziram o preço de R$ 3,19 para R$ 2,97 na avenida Beira Rio, R$ 2,95 XV de Novembro, ambas em Cuiabá e R$ 2,99 na Av. da Feb, em Várzea Grande, conforme pesquisa realizada pelo MT Econômico.
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Considerando apenas a primeira quinzena de outubro, o preço do litro do etanol aumentou 0,87% na média do País, quando comparado com o mês anterior. O valor médio nacional do combustível foi para R$ 3,492 o litro.
RELAÇÃO 70/30 – Os critérios consideram que o etanol de cana ou de milho, por ter menor poder calorífico, tenha um preço limite de 70% do derivado de petróleo nos postos para ser considerado vantajoso. Executivos do setor afirmam que o etanol pode ser competitivo com paridade maior do que 70% a depender do veículo em que o biocombustível é utilizado, mas em tese, sempre que o preço de bomba do etanol representar mais de 70% do que está na bomba para a gasolina, o biocombustível se torna mais vantajoso.
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