O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) autorizou a realização de leilão de até 300 mil toneladas de milho para a região Centro-Sul do país.
A autorização foi publicada na última sexta-feira (29), no Diário Oficial da União.
O documento assinado pela ministra, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, fixa os Preços de Liberação de Estoques Públicos (PLE) para o milho ao valor de R$ 21,21 a saca de 60 kg para Mato Grosso e R$ 25,60 para a região Centro-Sul em geral.
De acordo com o presidente da Acrismat, Itamar Canossa, a medida irá beneficiar os suinocultores de Mato Grosso. “Devido à recente escalada do preço do grão no mercado, buscamos junto a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e o Mapa essa alternativa como modo de aliviar a pressão do cereal sobre os custos de produção na suinocultura”, informou por meio da assessoria da entidade.
No decreto fica estabelecido ainda que a venda de até 300 mil toneladas dos estoques públicos de milho pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), por intermédio do Sistema Eletrônico de Comercialização terá validade até 31/12/2019.