Foi constatado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) que Mato Grosso está com dificuldade para escoar a carne bovina.
Segundo o Imea, o preço da arroba do boi gordo caiu até 1,10% em apenas um dia, ficando cotada a R$ 130,74. O último boletim, apontou que “isso pode ser reflexo da dificuldade do escoamento da carne bovina no atacado e no varejo, com isso, as plantas frigoríficas diminuíram o preço pago pela arroba do boi”.
Conforme a entidade, “diante desta desvalorização, a “queda de braço” entre frigoríficos e pecuaristas se intensificou nos últimos dias, e a escala de abate média do Estado chegou a bater na quinta-feira (3) o menor valor desde julho/15, ficando em 5,03 dias”.
De acordo com o Imea, “tal cenário de entrave na comercialização de animais deve continuar a pairar no mercado durante as próximas semanas, já que a oferta continua restrita devido ao ciclo pecuário atual e, somado a isso, os pecuaristas podem manter seus animais por mais tempo nas pastagens, já que essas se encontram em boas condições após as chuvas de verão”.