Mato Grosso foi estado com maior participação da receita bruta entre as empresas do segmento comercial na região Centro-Oeste. Conforme dados da Pesquisa Anual de Comércio (PAC) 2020, divulgada ontem, pelo IBGE, o Estado detém 34,5%, registrando avanço de 9,1 pontos percentuais (p.p) entre 2011 a 2020.
O ranking da região Centro-Oeste, chegou em 2022, composto por Mato Grosso (34,5%), Goiás (31,9%), Distrito Federal (17,3%) e Mato Grosso do Sul (16,3%). Com o saldo de 2020, Mato Grosso conquistou a liderança do ranking regional, em detrimento de Goiás, que passou para a segunda posição.
O principal destaque no comércio mato-grossense foi a proeminência da comercialização conectada ao agronegócio contribuindo para que o comércio por atacado representasse 54,6% da receita bruta de revenda da região. A exceção foi o Distrito Federal, onde predominou o comércio varejista, correspondendo a 49,8% da receita bruta de revenda.
Conforme a PAC, os resultados de 2020 apontaram que a região Sudeste abarcou a maior parcela das principais variáveis da pesquisa: receita bruta de revenda, número de unidades locais, pessoal ocupado e salários, retiradas e outras remunerações. No ranking regional, que permaneceu inalterado entre 2011 e 2020, seguiram-se as regiões Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte.
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Em 2020, a região Sudeste deteve 49,4% da receita bruta de revenda do País, 50,7% do pessoal ocupado e 47,7% das unidades locais das empresas comerciais. Em 10 anos, contudo, ela foi a Região que mais perdeu participação.
Na dinâmica regional, entre 2011 e 2020, a perda de participação da Sudeste na composição da receita bruta de revenda foi acompanhada por um aumento de participação das regiões Centro-Oeste – que passou de 9,2% para 11,0% – e Sul – de 19,4% para 20,9%. Esse comportamento foi replicado na distribuição geográfica das unidades locais de empresas comerciais, cuja perda de participação da região Sudeste foi contrabalançada por um aumento da parcela de estabelecimentos na região Centro-Oeste (1,5 p.p.) e na região Sul (1,1 p.p.).
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