Líderes do cooperativismo em Mato Grosso e no Canadá estão encabeçando uma mobilização internacional para o relançamento do Consórcio Internacional de Educação Corporativa Cooperativista. Atualmente, cerca 25 países já confirmaram a participação na iniciativa e a expectativa é que os primeiros frutos da ação sejam colhidos já no próximo ano.
O presidente do Sistema de Organização das Cooperativas Brasileira em Mato Grosso (OCB/MT) e representante do Brasil no Conselho da Aliança Cooperativa Internacional, Onofre Cesário de Souza Filho, explica que a retomada dos trabalhos será oficializada durante a 33º Congresso de Cooperativismo Mundial, que acontece em dezembro no período e 1 a 3, na cidade de Seul, na Coreia do Sul.
Cesário explica que como representante do Brasil na Aliança Cooperativa Internacional integrou um grupo que apresentou a proposta de formação de uma rede de educação internacional cooperativa. A ideia foi vista com bons olhos e logo propagada entre os demais países.
Algum tempo depois, a Universidade de Santa Maria, no Canadá, entrou em contato e disse que havia um projeto de Consórcio Cooperativo Internacional parado desde 2013 e que o momento poderia ser favorável para retomá-lo, o que aceleraria o processo. E, assim foi feito.
Cesário defende que a formação do consórcio representará avanço para os negócios em várias nações por meio da retenção e compartilhamento de conhecimento. Ele diz que atualmente já existe este intercâmbio dentro do Brasil e no exterior. Porém, não é algo sistematizado ou com a formação de projetos educacionais perenes, chancelado pelos processos acadêmicos e que fica armazenado e disponível nas universidades.
“Hoje, muitas vezes a experiência, seja da visita ou do estudo, fica retida na pessoa. Nem sempre há sequência dos estudos e quando a pessoa opta por sair do cooperativismo, perdemos o conhecimento”, explica.
Com a criação do consórcio, as trocas ganham um novo tratamento metodológico, importante para a universalização dos trabalhos, como é proposto pelo consórcio.
Leia também: Professora de MT representará o Brasil em evento internacional de cooperativismo
NO ESTADO – Desde a formação do Sistema OCB muita coisa evoluiu e Mato Grosso tem despontado no Brasil em relação ao cooperativismo, avalia Onofre Cesário. Ele relata que atualmente, uma das três universidades cooperativas do país está no Estado, a Faculdade do Cooperativismo (I.Coop).
Aqui, explica o presidente da OCB/MT, também já se trabalha a produção de conhecimento de forma acadêmica por meio de algumas parcerias como a realizada com a Universidade de Mondragon, no País Basco, na Espanha, que é referência mundial sobre o assunto.
Mais do que visitas técnicas, a parceria permitiu que alguns alunos pudessem fazer um mestrado na instituição, com a maior parte das atividades on line, para ampliar o atendimento e a evolução dos projetos em terras mato-grossenses. Uma parceria, que para Cesário, irá se fortalecer com as atividades do Consórcio Cooperativo Internacional, que irá oferecer mais oportunidades, vagas e ainda a possibilidade de desenvolvimento de intercâmbios para pesquisas e projetos conjuntos.